segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Cadê o Manual de Instruções?

Cada filho traz, consigo, alegrias e realizações sem fim, mas, também, um infinito de desafios.
Querer enquadrar uma criança em alguma escala ou definição é algo que nunca funcionou para mim, e, ainda que muitos livros vendam lá suas receitas, acredito que é no dia a dia que vamos nos encaixando e descobrindo a melhor forma de conviver e educar. Os livros de maternidade parecem ter sido escritos apenas para as mães, mas muitos deles pecam por não perceberem que a adaptação não é unilateral: é preciso também enquadrar estas mães. Que tipo de mãe eu sou, afinal?!
A descoberta de minha primeira gestação me fez buscar avidamente por conhecimento… Descobrir o que estava se processando com meu corpo e como era a evolução daquele pequeno ser na minha barriga. Além disso, comprei livros e mais livros de como fazer seu bebê dormir, comer, se comportar, parar de chorar, gostar disso e daquilo… Não foi de tudo tempo perdido, mas, se me permitem dizer, uma mãe não surge quando seu filho nasce, ela apenas começa a jornada! A metamorfose de lagarta para borboleta leva tempo e, como toda adaptação e mudança, um pouco de dor e desconforto.
É preciso ter em mente que vive-se um período de luto… Onde morrem as prioridades, onde morrem sonhos para dar espaço para outros ainda mais lindos e maiores. E, dentre todos, o maior sonho de uma mãe, creio, é ver seu filho feliz… E esta jornada inicia-se tendo você como primeira responsável por realizar isso. Qual mãe, em sã consciência, não é capaz de fazer tudo para ver seu filho feliz?! A gente sempre acha que é preciso muito para isso, mas a verdade é que é muito mais simples do que pensamos… E como aprendemos? Com eles, afinal eles nos ensinam muito mais do que os livros! São eles que nos diplomam para o ofício de ser mãe! Assim, deixemos de lado as receitas e sigamos mais nossos instintos. Cada bebê é único! Tentar enquadra-los é, de certa forma, limita-los… Permitamos que eles descubram - e ensinem - que é preciso apenas ter em mente que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta… O amor nunca falha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário