quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Miquon

Recentemente, através do Instagram,  conheci o Miquon.

Trata-se de um material desenvolvido por Lore Rasmussen, no início dos anos 60, na Pensilvânia, composto de seis livros assim divididos:

1) Livro Laranja
2) Livro Vermelho
3) Livro Azul
4) Livro Verde
5) Livro Amarelo
6) Livro Roxo

Level 1, Grade 1

Level 2, Grade 1

Level 3, Grade 2

Level 4, Grade 2

Level 5, Grade 3

Level 6, Grade 3

Os livros atuais ainda reproduzem o conteúdo original desenvolvido por ela na escola que tem o mesmo nome do material. No total, são 650 folhas de atividades distribuídas nos seis livros. 

O que me encantou neste material foi a sensibilidade da autora em conduzir o aprendizado de uma maneira não apenas gentil, mas de forma tão sutilmente gradual que a criança vai evoluindo sem perceber.

Quem me acompanha no Instagram deve ter visto, em algum momento, algum desabafo meu com relação à evolução da dupla no Kumon e como, ultimamente, Gabriel tem se comportado com relação a isso.

Com a descoberta deste material e, sobretudo, com a utilização recorrente da Escala Cuisenaire nas suas atividades, eu encontrei, enfim, um caminho mais adequado para seguir com Gabriel no mundo dos números.

Para aplicar os exercícios é preciso comprar também o livro que contém todas as explicações necessárias, qual seja: Lab Sheet Annotations. São 379 páginas onde as folhas de atividades são reproduzidas e explicadas. 

Guia para os 6 Workbooks


Neste livro é possível encontrar um quadro que explica de maneira detalhada os assuntos, como estão distribuídos nos livros e os níveis de dificuldade exigidos em cada um. Foi com o auxílio desta planilha que eu fiz o nivelamento dos nossos filhos enquadrando-os nas atividades adequadas a eles.


À medida que eu fui evoluindo nas páginas do Lab Sheet Annotations, eu fui me encantando mais e mais com o material. Já comecei a utilizá-lo com ambos, mas ainda é muito cedo para dar um retorno. O que posso dizer é que a receptividade foi a melhor possível!

Eu vi que é possível adquirir os Livros pela Amazon, mas o frete é de ajoelhar e chorar. Por isso aqui vai a dica que eu peguei com a Vivian. No site www.currclick.com é possível comprar o PDF de todos os livros acima citados! 

Para quem não mora no Brasil, tem também a possibilidade de adquirir este material no site da Rainbow Resource Center, www.rainbowresource.com , que possui um catálogo vasto, amplo e abrangente de tudo - e um pouco mais - que você possa imaginar para utilizar na educação domiciliar. 

Bom, pessoal, é isso!

Fiquem com Deus!

Waleska Montenegro


6 comentários:

  1. Show. Querida, Qual a idade indicada para iniciar com esse material? Minha filha está com 3 anos.

    ResponderExcluir
  2. Eu não vi nenhuma recomendação de idade ainda, mas a minha caçula está com 2 anos e 10 meses e eu já comecei algumas atividades do primeiro livro com ela.

    ResponderExcluir
  3. Existe esse material traduzido para o português?

    ResponderExcluir
  4. Vamos começar com homeschoolling esse ano, tenho dois filhos, 10 e 8 anos, posso usar esse material com eles?
    Grata,
    Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você teria que olhar os conteúdos dos livros. Não sei o que trata em cada um deles e nem mesmo o nível dos seus filhos. No site deles tem amostras de cada livro, talvez fosse interessante você olhar lá para saber.

      Excluir