sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Nosso Primeiro Calendário do Advento

O natal sempre foi uma época triste para mim. Acho que, lá no fundo, eu não alcançava a dimensão desta data tão bela e significativa. Como na minha infância o verdadeiro significado deste momento não foi tão alimentado e esta data nem sempre comemorada com a devida importância que possui, cresci um essa melancolia que me acompanhou até poucos anos atrás. 

Com nossos filhos eu decidi que seria diferente. E sempre fazemos desta data um evento especial para celebrar o aniversário do nosso querido Jesus. Montamos a árvore, preparamos a ceia, vamos à missa. No lado lúdico da data, escrevemos cartinhas para o Papai Noel, tendo ano passado, inclusive, passado um trote para Gabriel na esperança de que ele atendesse ao pedido do Papai Noel: parasse de chupar o dedo. 

Este ano eu resolvi preparar o nosso primeiro calendário do Advento. E foi inspirada na Luciana Lachance (Blog As Chamas do Lar Católico - https://lucianalachance.wordpress.com) que arrumei a coragem. É que além dela preparar há anos o calendário para a família dela, este ano ela soltou um post inspirador com muitos livros de natal maravilhosos que eu corri atrás. Acrescentei alguns de minha escolha mesmo, pesquei umas idéias do calendário dela, criei umas para o nosso e depois de alguns dias trabalhando o resultado foi este:



Material:

1 - Cartolina Branca
2 - Cartolina Verde
3 - Post It de Várias Cores
4 - Adesivos Temáticos do Natal
5 - Canetas Coloridas
6 - Cola
7 - Fita Dupla Face
8 - Tesoura

Primeiro eu recortei os quadradinhos em cartolina branca e colei os dias que eu imprimi em casa mesmo. Depois colei os post it onde escrevi as atividades para serem destacadas dia a dia. Para colar na cartolina verde eu utilizei fita dupla face. Decorei a gosto com os adesivos temáticos do Natal.




Atividades:

1 - Missa; Preparar a Estrela da Árvore de Natal.
2 - Montar a Árvore de Natal e Preparar os Enfeites (Meu Livro Gigante de Natal).

3 - Montar o Presépio (Livro Novo: O Nascimento de Jesus - Meu Primeiro Teatro).

Este livro vem com um presépio em cartolina para montar.

4 - Preparar Cartões de Natal.
5 - Preparar Cartões de Natal.


6 - Ouvir um Coral de Natal - Adeste Fidelis.
7 - Livro Novo: Uma Noite Sem Igual.


8 - Missa; Livro Novo: O Maior dos Presentes - A História do Outro Rei Mago; e Preparar a Carta do Papai Noel.

9 - Enviar os Cartões de Natal (Correios); Atividades do Meu Livro Gigante de Natal.
10 - Livro Novo: Um Presente Para Hans.

11 - Atividades do Meu Livro Gigante de Natal.
12 - Colorir Desenhos de Presépios; Livro Novo: Naquela Noite de Natal



13 - Atividades do Meu Livro Gigante de Natal.
14 - Livro Novo: Um Conto de Natal.

15 - Missa; Livro Novo: A Rainha da Neve.

Este livro é simplesmente BELO!!!

16 - Atividades do Meu Livro Gigante de Natal (5 Atividades) e Livro Novo: O Pinheirinho de Natal.


17 - Livro Novo: A Bíblia Infantil (A Anunciação e A Visita de Maria a Sua Prima Isabel)
18 - Livro Novo: A Bíblia Infantil (O Nascimento de Jesus)
19 - Livro Novo: A Bíblia Infantil (A Adoração dos Pastores)
20 - Livro Novo: A Bíblia Infantil (Os Reis Magos)
Retirei desta Bíblia apenas os capítulos relacionados ao nascimento de Jesus.

21 - Assistir o Filme "As Crônicas de Narnia - O Leão, A Feiticeira e O Guarda-Roupa)
22 - Missa; Livro Novo: A Estrela de Natal


23 - Livro Novo: A História de Jesus (O Início)
24 - Livro Novo: A História de Jesus (Maria e O Anjo)
25 - Livro Novo: A História de Jesus (O Nascimento de Jesus)
26 - Livro Novo: A História de Jesus (Os Pastores e Os Anjos)
27 - Livro Novo: A História de Jesus (A Chegada Dos Reis Magos)

Este Livro conta toda a história de Jesus. Eu separei apenas aquelas relacionadas ao Seu nascimento.

28 - Missa; Livros Novos: 1) A Véspera de Natal e 2) Noite Feliz.


29 - Missa; Livros Novos: 1) O Menino Jesus e 2) O Nascimento de Jesus (Editora Bicho Esperto).


O calendário será colocado na parede próximo ao local onde será armada a árvore e colocado o presépio. As crianças já estão animadas e curiosas!



3 comentários: