Mostrando postagens com marcador Leitura em Voz Alta. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Leitura em Voz Alta. Mostrar todas as postagens

sexta-feira, 3 de março de 2017

Sugestões de Livros

Ontem fiz um vídeo no Instagram mostrando alguns dos livros que já li para Beatriz, mas a coisa fluiu tão legal que eu acabei entrando em alguns outros com temática Religiosa. Resolvi, então, fazer este Post pois acho que ele poderá ajudar algumas mães que procuram livros com valores ou, ainda, livros com temática Bíblica para iniciar com os pequeninos. Alguns destes livros eu já citei aqui no Blog ou no Instagram, mas resolvi fazer este post mais atualizado.
Um dos primeiro livros que eu li para os meninos foi este da Companhia das Letrinhas. Um livro com ilustrações bem infantis e bonitas e com histórias que despertam o interesse deles.


Na linha das virtudes, mas também com algumas histórias Biblicas, temos os de W. J. Bennett. Eu diria que é uma "trilogia" indispensável para pais virtuosos que desejem inspirar nos corações dos pequenos valores importantíssimos para os dias de hoje.





 Do mesmo autor, vale a pena adquirir o box do Livro das Virtudes, com previsão de lançamento para 21 de abril. Para quem interessar, segue o link da amazon (https://www.amazon.com.br/O-Livro-das-Virtudes). Temos aqui os antigos, à venda só em sebos.



Ainda nesta linha de virtudes, a Editora Nova Fronteira lançou O Tesouro das Virtudes, três volumes organizados por Ana Maria Machado. Estes também só estão disponíveis em sebos. Eu encontrei os nossos na Livraria Vozes, aqui em Recife, mas foi realmente um verdadeiro achado. 




Aproveitando que estamos na Quaresma, deixo aqui a coleção da Astral Cultural. A nossa eu encontrei em uma banca de Revistas aqui em Recife e é de 2014. O nome da coleção é Guia de Histórias da Bíblia, composta de seis volumes. No site da Editora eu já vi que alguns volumes da coleção estão, inclusive, em promoção, com 50% de desconto (http://loja.editoraastral.com.br/).



Para leituras curtas e diárias, há no mercado várias opções. Já falei em outro post sobre o Dia a Dia com os Anjinhos, um livro com ilustrações LINDAS e com textos curtos para cada dia do ano. Nesta mesma linha, temos também A Bíblia Em Uma Histórias Para Cada Dia do Ano, dois livros que leio diariamente para eles antes de dormir. 




Outra coleção que me encantou ao primeiro olhar foi esta da Editora Bicho Esperto. São sete volumes mas eu só consegui até agora cinco. Os livros possuem ilustrações de temática religiosa com figuras infantis lindas. Com letras grandes, facilita a leitura por eles que estão nesta fase de leitura em voz alta individual. Separei estes também para nossa Quaresma. Além destes abaixo, completam a coleção o Salmo 34 e o Salmo 23. 







Quando estava fazendo o Calendário do Advento, comprei alguns livros novos para ler com eles, alguns que descobri através do Blog da Luciana Lachance (As Chamas do Lar Católico). Um deles, em particular, virou meu xodó: A História de Jesus. O Livro é da Editora Rosari, onde você pode adquiri-lo, mas eu, em particular, consegui encontrar o meu (NOVO) na Estante Virtual com frete mais em conta. Aqui está um link com algumas opções: https://www.estantevirtual.com.br/b/andrea-skevington/a-historia-de-jesus/808786319. Deixo também o da Editora, para comparações: http://rosari.com.br/




Por fim, temos as Bíblias. Tenho aqui algumas versões, como A Bíblia Para Crianças em Rimas, acho que uma das primeiras que li para eles. Esta, inclusive, eles próprios já leram em voz alta em nossas aulinhas. Pouco texto e bem ilustrada. No momento, estão lendo em voz alta a Minha Primeira Bíblia apresentada pelo Padre Reginaldo Manzotti. Esta já tem mais texto e a letra é menor, mas possui muitas ilustrações, todas elas belíssimas. Temos, ainda, uma que eu encontrei em um sebo lá em João Pessoa, da Editora Raboni. Chama-se A Bíblia Infantil, e eu comprei muito mais pelas ilustrações do que pelo texto propriamente dito, que por sinal eu ainda nem li. Achei as imagens tão delicadas e o preço tão bom que comprei e vou ler para Beatriz em breve.




Pode parecer difícil imaginar que as crianças se interessarão por Histórias da Bíblia, mas posso dizer, por experiência própria, que hoje em dia elas adoram e já reconhecem, inclusive, algumas delas pelas ilustrações. Eu comecei lendo Histórias da Arca de Noé, de Jonas e a Baleia, Daniel na Cova dos Leões... Hoje eles escutam qualquer uma com bastante atenção, participam, se interessam, discutem. Mas não foi um processo simples, fácil. No começo exigiu muito esforço e, sobretudo, muita paciência, já que nem sempre eles estavam ficavam quietos prestando atenção. No meu caso, acho que a perseverança foi realmente fundamental no processo. E posso afirmar, quanto mais cedo começar, mais simples será. Com Beatriz está sendo bem mais fácil!
Fiquem com Deus! 





segunda-feira, 27 de junho de 2016

Leitura em Voz Alta

Não foi fácil criar uma rotina para a leitura em voz alta aqui...
Sempre tive consciência dos seus inúmeros benefícios, mas o meu cansaço e as dificuldades de atenção deles eram obstáculos quase intransponíveis para mim.
Quando iniciamos a rotina de estudos com assiduidade e disciplina, restou claro para mim que eu precisava me adaptar e vencer essas barreiras pois essa prática é fundamental no processo de alfabetização, além de uma excelente oportunidade de alimentá-los com histórias de muito conteúdo.
De início procurei livros com mais imagens. Seguindo as recomendações do curso do Professor Carlos Nadalim, fui aumentando as linhas e diminuindo as imagens até conseguirmos atravessar páginas inteiras sem nenhuma ilustração.
O caminho não foi curto. A diferença de idade entre eles é pequena, mas faz uma enorme diferença em suas capacidades de concentração. Assim, quase sempre era Gabriel quem me tirava do sério com sua desatenção. Lógico que a maior parcela de culpa pela minha irritação era o cansaço, resultado de infinitos despertares noturnos e de ter que levantar para trabalhar quando ainda é madrugada.
Eu nunca imaginei que conseguiria ter a concentração deles em textos bíblicos ou em estórias que não tratassem de seus personagens favoritos. Neste ponto, então, comecei lendo uma coleção de clássicos da Disney, cheia de personagens que eles adoravam. Foi a melhor forma que consegui de ter a atenção deles.
Como eles adoram previsibilidade, quase todas as noites eles pediam as mesma estórias, e neste aspecto fui bastante paciente, preciso me gabar, pois repeti tantas vezes que em muitas delas eles sabiam até a frase seguinte.
Quando percebi que eles já conseguiam ficar quietos escutando, parti para leituras de conteúdo, como pequenos clássicos, com versões super resumidas que foram, aos poucos, nos familiarizando com este novo tipo de leitura.
Em paralelo, trabalhei bastante o livro Ou Isto ou Aquilo, da Cecília Meireles, obra que pretendo retomar para que eles decorem por completo já que sempre me pediam os mesmos poemas todas as noites. Por conta desta preferência, alguns acabaram ficando no escanteio.
Ontem finalizamos O Livro dos Heróis, de William J. Bennet e hoje já iniciamos O Livro da Fé, do mesmo autor. Antes de ler a história principal, inicio sempre com a leitura do dia de um livro chamado Dia a Dia com os Anjinhos, um livro lindo, com estórias curtinhas mas cheias de ensinamentos. Eles adoram! Já sabem os nomes de todos os personagens.
O que percebi, desde que decidi que NADA impediria essa prática, fosse cansaço ou desatenção, foi que eles já anseiam por este momento quando os chamo para dormir. A importância desta prática, no nosso caso em particular, foi além do campo do aprendizado, pois tornou-se uma rotina que fortalece nossos laços, alimentando nossa cumplicidade e, consequentemente, nos abastecendo de amor.
Houve momentos em que pensei que não conseguiria, que bocejava a cada palavra que lia, que me irritava com a desatenção de Gabriel... Houve dias em que não li dando como justificativa o meu cansaço ou simplesmente dizendo que não estava com paciência mesmo. Mas certo dia me coloquei este propósito e permaneci firme nele, com ou sem sono, com ou sem paciência e venci. Hoje são raras as noites que não seguimos nossa rotina e os resultados desta insistência, posso dizer, são realmente fantásticos.
Foi fundamental, para mim, reconhecer a diferença de nível entre eles e respeitar, ainda que com muitas falhas, a desatenção de Gabriel. Aos poucos ele foi percebendo que aquele momento era especial, foi se interessando pelos livros e se concentrando nas leituras. 
No que diz respeito à mãe, esta prática trouxe mais um tracinho de paciência para a minha limitada cota e um caminhão de amor para meu coração. Para mim, além de uma pratica fundamental para a alfabetização deles, a leitura em voz alta foi mais uma etapa vencida em minha transformação como mãe homeschooler. Muito mais do que o desejo, o ingrediente fundamental para a implantação desta rotina foi a persistência. 


Coleção de Clássicos Infantis Todolivro. São 60  volumes com clássicos da literatura infantil.

Histórias da Bíblia. Um dos primeiros que lemos. 

Pequenas leituras para os 365 dias do ano.