sexta-feira, 13 de maio de 2016

O Caminho Mais Difícil

Desde que retiramos a TV das crianças, muitos dos comportamentos que detestávamos sumiu, dando lugar a crianças mais ativas, comunicativas e criativas.
O processo ocorreu como uma desintoxicação, tendo seus picos de crises nas primeiras semanas, mas logo aquietando-se à medida que a mente ia se esquecendo dos constantes estímulos visuais, do incentivo desmedido do consumismo e do ócio de passar horas inertes em frente à TV.
Há algum tempo, entretanto, abri umas poucas exceções, ao final da tarde, com conteúdo previamente censurado. Foi o bastante para começar o lamento...
Não ligava todos os dias, já para não criar um hábito, mas percebi que eles passaram a me perguntar e a me pedir com freqüência e uma certa insistência que acabava em choro com a minha negativa. 
Foi, então, que endureci novamente e cortei literalmente o mal pela raiz.
Confesso que há dias em que sinto MUITA vontade de ligar a TV, principalmente naqueles dias de chuva onde temos que ficar trancados com três crianças cheias de energia dentro de casa. Passei, inclusive, a cultivar uma certa compreensão pelas mães que apelam a esta vilã como aliada, mas minha consciência, graças a Deus, não me permite sacrificar meus filhos pelo meu comodismo.
Assim, por aqui, a TV virou enfeite de parede e eu, mais do que nunca, estou tendo que utilizar todo o meu potencial criativo para mantê-los entretidos nos dias de chuva.
À noite, quando estou já no cume da minha linha de exaustão e onde, a partir dali o cansaço já reflete em todas as relações. tenho abusado de um grande aliado: o LEGO. Eles passam horas brincando sem sequer perceber que estamos em casa!
Enquanto isso, consigo dar banho na miúda, colocá-la para dormir, tomar um banho, jantar e ler para eles. Uma rotina que, aos poucos, tem se consolidado, ainda que hoje esteja precisando de algumas adaptações.
Dos muitos benefícios que a ausência de TV me trouxe, a liberdade de poder fazer certas coisas sem sombras foi uma das melhores. É que, sem um entretenimento individualista, os dois começaram a brincar mais juntos, sozinhos, sendo necessária nossa intervenção apenas nos momentos de crise quando, rotineiramente, surge uma briga ou outra.
Não foi fácil. Ainda não é! Na verdade a maior dificuldade de livrar-se deste vício talvez seja mesmo dos pais que, cansados e já sem paciência, colocam ali qualquer coisa para gozar de alguns minutos de aparente paz.
Mas, por aqui, escolhemos o caminho mais difícil. E, creio, é este caminho que, dia a dia, tem traçado nosso caminho rumo à verdadeira conversão, rumo ao verdadeiro entendimento do que é doação, entrega, nos santificando dia a dia para, quem sabe, um dia ousar pensar em merecer o céu.





4 comentários:

  1. Muito bom texto e real! Aos poucos estou tentando fazer o mesmo aqui em casa. Um dia chego em seu nível se Deus quiser!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que Deus abençõe! Aqui em casa tb estamos retirando esse mal da vida de nossos filhos, limitamos o tempo de 1 hora por semana, e já temos percebido uma melhora muito grande no comportamento deles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui fugimos cada dia mais da TV... E foi uma das melhores decisões que tomamos. :)

      Excluir