quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Alfabetização Bia.

Vou tentar, neste post, fazer algumas breves considerações sobre o processo de alfabetização de Beatriz. Não tenho pretensão de fazer disso um roteiro, mas se servir para aquelas mães que me escrevem sem sequer um Norte, já me dou por feliz.

Aqui escolhemos alfabetizá-la pelo método fônico, o mesmo que utilizamos com Sophia e Gabriel. Nós compramos apenas o curso de pré-alfabetização do Carlos Nadalim e seguimos sem maiores dificuldades o processo de alfabetização elaborando nossos próprios materiais de maneira até bem simples.

Para quem não comprou o curso de pré-alfabetização do Carlos Nadalim, vou deixar como sugestão este livro: Consciência Fonológica em Crianças Pequenas (Compre AQUI) que traz uma série de atividades para treino de habilidades fundamentais no processo de alfabetização. 


O livro traz muitas brincadeiras para a introdução de vários conceitos e habilidades essenciais ao processo de alfabetização, como Jogos de Rimas, Consciência Silábica, Noções de Palavra e Frase... Vale MUITO a pena!

Para quem se preocupa com a questão dos sons das letras, há muitas possibilidades: você pode colocar no YouTube ou comprar o material da Maya (Perfil do Instagram AQUI) que ela fez justamente com este propósito. 

Depois de ensinados os sons comecei a associá-los às letras, começando apenas com as vogais. Com essa etapa vencida, ela já começou a ler encontros vocálicos.

Concluída a etapa das vogais, parti para a associação dos sons às respectivas consoantes, com bastante treino do princípio alfabético.

Quando ela já estava sabendo todas as letras e de seus respectivos sons, comecei a treinar com ela a formação das sílabas, mas comecei colocando palavras no estilo CVV (PAI) ou VCV (OVO) para ela ler. Em seguida, fomos treinando todas as sílabas simples, com a leitura delas e de pequenas palavras formadas apenas por estas sílabas simples, como BOLA, PATO...

Para quem deseja uma cartilha para melhor definir essa seqüência, aqui em casa eu tenho duas: A Casinha Feliz (Compre AQUI) e Alfabetização Fônica do Capovilla (Compre AQUI e AQUI)






Além destas cartilhas, temos ainda os dois livros/cds que o Professor Carlos Nadalim lançou com lindas canções que ajudam MUITO neste lindo processo: Linha, Agulha, Costura: Canção, Brincadeira e Leitura e o Maravilhamento. Comprei os dois pela internet (Compre AQUI). As canções são lindas e as crianças aprendem os sons brincando!



Com Beatriz eu tenho utilizado o livro Ou Isto Ou Aquilo (Compre AQUI) para elaborar as atividades de alfabetização. Estas atividades elaboro contemplando outras habilidades, como memorização, traçado, percepção visual, entre outras.



Estou iniciando com ela a leitura de frases e, para isso, estou trabalhando muito bem conceitos como letra, sílaba e palavra até enfim chegarmos propriamente às frases.

Para leitura de palavras, gosto muito dos livros A Festa das Letras (Compre AQUI), O Batalhão das Letras (Compre AQUI) e o Palavras, Muitas Palavras (Compre AQUI). São livros que exploram justamente essa fase de início de leitura, ajudando na fluência e na aquisição de vocabulário. Todos eles trabalham com rimas.






Ainda há muita coisa por fazer, como trabalhar dígrafos e algumas dificuldades ortográficas mais específicas, mas ainda temos bastante tempo para isso. Assim que eu for evoluindo, vou postando lá no Instagram as nossas aulas. Quem sabe ajuda alguém aí?!

Fiquem Deus.

Waleska Montenegro.









2 comentários:

  1. Com certeza Walesca esse passo-a-passo é fundamental!! Muito obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sou mãe do primeiro e adorei seu roteiro!! Sim, pra mim é um roteiro, bem na linha do que eu vinha pensando!! Parabéns e muitíssimo obrigada!!

    ResponderExcluir