segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

O Sistema LÜK de Ensino

Quando assisti ao vídeo do Professor Carlos Nadalim recomendando alguns brinquedos educativos como sugestões para os presentes de Natal da crianças, fiquei MUITO interessada em um deles em específico: o Mini LÜK Criativo.

Estojo que acompanha o jogo Mini LÜK Criativo e que pode ser utilizado com os diversos livros que compõem o sistema, inclusive nos de outros idiomas. 
Livros que acompanham o estojo na versão nacional da Carimbras. 
1- Consigo Fazer Isto?
2 - Desafios de Concentração
3 - Primeiros Cálculos
4 - Alfabetização (Relacionado no site da Carimbras, mas impossível de encontrar)
5 - Reconhecer e Relacionar (Relacionado no site da Carimbras mas impossível de encontrar)

Tratei imediatamente de tentar encontra-lo aqui em Recife, mas não consegui. Parti para a internet, começando pelo site da Carimbras, empresa que hoje possui a Licença, Adaptação e Distribuição do produto. Através do site, descobri que eles possuíam um outro jogo, uma versão intermediária para crianças maiores chamada Criativo LÜK.


Estojo que acompanha o jogo Criativo LÜK e que pode ser utilizado com os diversos livros que compõem o sistema, inclusive nos de outros idiomas.
Livros que acompanham o estojo na versão nacional da Carimbras:
1 - Aprender a Ver e Raciocinar
2 - Do Número ao Cálculo
3 - Desafios Preparatórios
4 - Iniciação à Matemática (Listado no site da Carimbras)
5 - Raciocínio Lógico (Listado no site da Carimbras)

Cheguei, inclusive, a ligar para os fornecedores desta marca aqui em Pernambuco, também sem sucesso, pois o cadastro estava desatualizado. Liguei, então, para a própria empresa, que me forneceu o nome de algumas lojas onde os produtos da marca são vendidos aqui em Recife.
E assim chegou o Natal, o Ano Novo e eu nada de encontrar o "jogo"...
Semana passada, fui em um local aqui que vende os produtos desta marca. Devo, agora, fazer uma pausa para falar da qualidade da marca. Eu sempre procuro muita coisa em madeira para os meninos por que gosto muito da idéia e eles assimilam muito bem os conteúdos ministrados com apoio de materiais assim. A minha dificuldade é encontrar materiais de qualidade e com uma apresentação bonita, que dê prazer olhar e pegar, por que acredito MUITO na importância do contato com o belo para a formação do imaginário das crianças. Neste ponto, a Carimbras tem suprido minhas necessidades, ainda que eu pague um pouco mais caro pelos produtos dela. Outra marca que também gosto é a Cia Brink e esta possui os preços mais em conta.
Voltando... Semana passada, em uma de minhas peregrinações em busca destes materiais, me deparei com os dois jogos, o Mini LÜK Criatrivo e o Criativo LÜK, de bobeira, empoeirados, na prateleira de uma loja. Trouxe os dois! Ao abrir os jogos, o interesse tornou-se espanto, evoluiu para uma versão IMPRESSIONADA e terminou na minha atual versão: OBCECADA!!!




Quando apresentei o jogo ao marido, ele seguiu a mesma linha que eu, e estamos, desde então, lendo, pesquisando e estudando o método.

OBCECADO!
Sim, o LÜK é um metodologia de ensino alemã que tem cerca de 50 anos!!! No Brasil, a Carimbrás lançou a versão em português em 2008, mas desde então não disponibilizou nenhum outro produto. No site eles até listam os volumes 4 e 5 dos livros para os dois jogos, mas é impossível encontrar. O site que eles criaram, o www.criativoluk.com.br,  onde dizem que vão disponibilizar novos livros para aquisição, parece ainda estar em construção. 
O site alemão é o www.verlage.westermanngruppe.de/luek/ e foi lá que descobrimos como estamos atrasados neste sentido... O site diponibiliza toda a coleção do método, com dezenas de livros que podem ser utilizados com o mesmo estojo. Os livros possuem uma impressão impecável, com ilustrações belíssimas e exercícios que desafiam inclusive os próprios pais. Uma das coisas que me chamou a atenção foi que eles disponibilizam um "Manual dos Pais Professores", ou seja, são os pais mesmo quem têm que botar a mão na massa para ensinar.
O nome do método  - LÜK - é uma abreviação de Lernen, Üben und Kontrollieren, traduzido como Aprender, Exercitar e Verificar nas caixas do produto na versão nacional. Aqui já começamos a usar com as crianças. Na versão brasileira os livros possuem exercícios de associação, de matemática (adição e subtração) entre outros. Nestes exercícios, a criança desenvolve o raciocínio, a  atenção, a memória, a percepção e a lógica, além de treinar habilidades de cálculo e uma outra infinidade de habilidades descritas no site (Eu li no site da versão em inglês, não sei NADA de Alemão!). Nos conjuntos que vimos no site alemão e nestes aqui, que oferecem as versões em inglês, www.luklearningsistem.com, www.amazon.com e www.beyond123.com as opções são infinitas... Há, inclusive, livros para o ensino do alemão para adultos iniciantes.
Este é o nosso Mini Luk Criativo que eles chamam de Bambino LÜK.

Alguns do livros que eles disponibilizam para compra.

O preço, como era de se esperar, é bem salgado aqui no Brasil. Cada jogo custa R$ 150,00! Já nos sites mencionados acima, tanto os do idioma alemão como os do idioma inglês, além de disponibilizarem dezenas de livros que podem ser comprados separadamente, o valor é de dar raiva. Os estojos também podem ser comprados separadamente. Para ter idéia, convertendo para o nosso câmbio atual ainda sai mais barato (proporcionalmente falando) do que comprar aqui. O que torna inviável a importação é o frete que é altíssimo, mas alguns produtos eles entregam e já efetuam o cálculo das despesas com envio. 
A solução é encontrar alguém que possa trazer de fora, viajar e comprar mesmo, ou se dispor a pagar uma fortuna para que seja entregue aqui. 
Enfim... Estamos aqui, reféns, completamente encantados com o método e todas as possibilidades que dele derivam, mas sem condições de ter acesso a este tesouro. 
Este combo aqui, por exemplo, está por U$ 85,51 no site da Amazon, mas indisponível para entrega aqui no Brasil.



Sigo pedindo a Deus que a Carimbras traduza e disponibilize mais volumes extras a fim de que, mesmo sendo extorquido, quem puder tenha acesso a este imenso tesouro.
Fiquem com Deus!



7 comentários:

  1. Querida, achei à venda neste site:http://minieinstein.com.br/catalogsearch/result/?q=luk&x=0&y=0

    Quero comprar em breve. Espero que possa ajudar outras pessoas que estão procurando e não encontraram em loja física. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOA TARDE RAFAELA, QUERO CCCOMPRAAR A COLEEÇÃAAO CCOMPLEETAA

      Excluir
  2. Olá, por favor você sabe se tinha outras unidades para vender na loja que você comprou? E qual foi a loja? Não estou conseguindo comprar nem pela internet. Olhei nesse que indicaram acima mas também não tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se vc for de Recife, tem no Atacadão da Boa Vista e no da Rua das Calçadas!😘

      Excluir
  3. Oi, Waleska! Amei a dica e estou encantada e maluca procurando como comprar os LÜK. Acabo de descobrir que tem app da empresa alemã. Já baixei. Vou testar...
    https://play.google.com/store/apps/details?id=com.yins.luek.appw
    Fica a dica para quem como eu, tem que esperar o material físico chegar.
    AH! MEu profundo agradecimento por todo seu compartilhamento. Eu me emociono com muito do que vejo de VC. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Waleska. Minha irmã já te acompanha há um tempo e agora eu embarquei nessa viagem. Tb estamos na peregrinação para obtermos mais livros do mini (Bambino) e Criativo (mini)LUK. Atualmente, no Mercado Livre encontri os volumes 4 e 5 dos dois estojos em português, mas acredito que a informação já deve estar ultrapassada, pois vc já deve tê-los adquirido, não?

    Outra coisa que gostaria de compartilhar com vcs é que, nessa dita "peregrinação" encontrei outros jogos educativos que seguem uma concepção bem setem todo umelhante ao LUK: São o LÓGICO e o "thinkers grolier". Já os conhece? O Lógico , assim como o LUK, tem 3 versões/ "estojos": Primo (para crianças menores), Piccolo (para maiores) e o Máximo (que não explorei muito, mas parece ser como a versão de 24 peças do LUK que vemos no site alemão. Não encontre nenhuma versão deles no Brasil. Também não encontrei, na rápida pesquisa que fiz, artigos que os comparassem. Vou deixar abaixo alguns links.

    http://estudiodidactico.pt/ocart/index.php?route=product/product&path=61&product_id=68

    Esse link é de um site português que comercializa materiais educativos. Vende inclusive livros do Luk em Português!! Acho que pode ser interessante, se alguém tiver portador em portugal, ou tiver indo à Portugal (não é o meu caso) para trazer. POR FAVOR, SE ALGUÉM ESTIVER NESTAS CONDIÇÕES E PUDER FAZER ESSA GENTILEZA DE NOS TRAZER, ME FALA IN BOX OU POR E-MAIL.Tenho interesse!

    https://youtu.be/YItLI-grRtE
    https://youtu.be/SjKMhq_r-Cc
    https://youtu.be/e2zHsstoy7I
    https://youtu.be/WjdyT7PRXb0


    Abraços,

    Ana Flávia
    anaflaviabc@outlook.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Waleska! Eu tenteicomprar na Amazon mas não entregam para o Brasil.
    fiquei tão frustrada. Tenho crianças da mesma idade que as suas seria uma boa para eles.

    ResponderExcluir