terça-feira, 18 de abril de 2017

Os Livros do Kumon

Tenho andado um pouco sem tempo para sentar e alimentar o Blog, mas hoje resolvi parar um pouco tudo que ando fazendo para escrever este post que acho super válido.
Sophia e Gabriel entraram no Kumon com 5 e 3 anos e 8 meses respectivamente. Já sabiam todos os números, já praticavam caligrafia em casa, enfim, tinham uma certa noção. Nunca passou pela nossa cabeça colocá-los em outra disciplina que não fosse matemática. Para quem não sabe, o Kumon adota o método Global de alfabetização, portanto, completamente fora da nossa linha. No caso do inglês, seguimos a mesma linha e optamos por ensiná-los em casa mesmo.
Assim, eles começaram com exercícios de traçado, de ligue os pontos seguindo a seqüência dos números, com labirintos, caligrafia de números e por aí vai...
Uma das coisas que gosto muito no método é a questão da repetição, o treino diário, com tarefas de domingo a domingo, o material com uma excelente apresentação...
Confesso, entretanto, que se eu tivesse encontrado os livros do Kumon antes, este ingresso deles teria acontecido mais tarde, o que ocorrerá com Beatriz, que chegará por lá já com uma boa bagagem (se chegar).
Estes livros eu inicialmente havia encontrado no site da amazon  dos Estados Unidos (https://www.amazon.comhttps://www.amazon.com/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=kumon/s/ref=nb_sb_noss?url=search-alias%3Daps&field-keywords=kumon) e há tempos paquerava com eles mas não conseguia aceitar o frete (ainda não consigo, confesso, embora ceda quando a vontade de possuir é maior que a raiva de pagar). Certo dia, em minhas peregrinações, entrei em uma livraria aqui em Recife chamada SBS (http://www.http://www.sbs.com.br/sbs.com.br/) que vende livros de diversos idiomas. Lá, me deparei com vários exemplares de livros do Kumon e acabei comprando alguns, o que só fez aumentar meu desejo e, consequentemente, minha raiva.


Para começo de conversa, cada livro custa em média R$ 45,00, o  que é bem salgado, principalmente considerando que nos Estados Unidos o mesmo livro custa U$ 7,95. Entretanto, convertendo este valor ao "maravilhoso" câmbio atual e acrescentando o "bendito" frete ainda saímos no lucro pois além de sair com o livro em mãos, podemos ter o prazer de folhear cada exemplar antes de comprar, escolhendo aqueles que mais se enquadram às necessidades de cada um. 
Os livros são simplesmente FANTÁSTICOS! Com muita opção para que a criança desenvolva suas capacidades treinando muito e se divertindo. No nosso caso, infelizmente, é uma opção para poucas pessoas, afinal, convenhamos, um livro de "caligrafia" por quase RS 50,00 não é algo que qualquer pessoa pode ter, principalmente por que para que a criança adquira a firmeza necessária no seu traçado e evolua para as operações básicas, é  necessário muito mais do que apenas um exemplar do livro. Por isso, por aqui eu faço assim: tiro cópia da atividade para, por exemplo, Beatriz fazer. Desta forma, ela fará a mesma atividade diversas vezes até fazê-la uma última vez no livro.


Além disso, aproveito também algumas páginas para fazer cartões, imprimindo-as em um papel de maior gramatura e plastificando com papel contato. O Kumon adota muito os tais "Ten Frames", aquelas seqüências de pontinhos pretos que facilita MUITO o aprendizado pois a criança muitas vezes "conta" com os olhos sem sequer apontar para a ilustração.




Outra coisa que eu acho impressionante é a beleza das ilustrações. E como eu sou forte defensora de que a criança PRECISA estar em contato com o belo para que possa ter seu imaginário plenamente desenvolvido, isto, para mim, conta MUITO. 




Como eu sou MUITO curiosa, resolvi visitar o site deles, o www.kumonbooks.com. A grade de livros é algo de deixar qualquer mãe homeschooler em depressão! Não dá nem para quantificar! São tantos livros que é impossível conseguir detalhar. Eles dividem por séries, por habilidades, por disciplinas... Eu cliquei lá em PreK, que, acredito,  equipara-se ao nosso Maternal, e apareceram 76 livros! 



Uma outra coisa me chamou muito a atenção: algumas páginas dos livros vêm com instruções para os pais, o que nos levou a questionar se lá fora, considerando que por lá paga-se MUITO caro por qualquer serviço e, ainda, considerando o baixo custo dos livros, existe, como aqui no Brasil, lugares para ensino das disciplinas que o método oferece.


Enfim... Os livros são MARAVILHOSOS e vale a pena o investimento. A questão é só tentar diminuir o prejuízo vendo onde compensa mais comprar. Vi que no site, a SBS está vendendo cada exemplar por R$ 45,00 em média, mas acrescente a isso o frete que, convenhamos, aqui também não é lá essas coisas (Sim eu ODEIO pagar frete!). O site da Amazon do Brasil também vende, com preços mais razoáveis, entretanto com um prazo de entrega a perder de vista. Na Amazon Americana, é preciso fazer a conta da conversão, do IOF do cartão e do frete. Ou seja, para nós, habitantes deste terceiro mundo, só nos resta estudar a forma "menos cara", afinal, para onde corremos a faca está no nosso pescoço.
Fiquem com Deus!




Um comentário:

  1. Pedi dois exemplares para o meu filho de 3 anos, para trabalhar a coordenação motora dele.... Pedi de pois que vi no seu Instagram.... agora quero todos.... o material é maravilhoso mesmo.Pedi pela Amazon, na média de 30,00 cada e com frete grátis.. agora quero pedir alguns outros que eu vi sua filha utilizando. Obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir