sábado, 26 de janeiro de 2019

Por que Escolhemos Educar Nossos Filhos em Casa?




Há inúmeras razões para se escolher este caminho, e todas elas passam pelo desejo de dar o melhor a um filho. Conosco não foi diferente, mas hoje enxergamos esta missão com outros olhos e vou explicar aqui por que a visão mudou.

O tempo é bom mestre e conselheiro e, sabendo bem onde mergulhar, temos ao nosso alcance inúmeras oportunidades de crescimento. Ler e estudar sobre educação me trouxe uma certa bagagem, mas foi a FÉ quem me direcionou em outro sentido.

Aos poucos fomos melhorando as respostas às perguntas ora curiosas, ora inquisitivas. A socialização está sempre no primeiro lugar, mas desde que li este trecho no livro Homeschooling Católico, sigo repetindo-o sem negar à autora a brilhante definição:

"O termo "socialização" foi inventado pelos educadores porque já não conseguem "vender" as escolas por sua finalidade educacional, sendo necessário inventar outro motivo para elas existirem."

Sim, hoje me parece absurdo alguém acreditar em uma falácia como esta, uma falácia que arrebanha crianças cada dia mais novas para esse modelo completamente vazio de educação.
Acreditar que é apenas na escola que a criança se socializa é ignorar a existência de um mundo que gira fora dela, um mundo muito mais interessante, diga-se de passagem.

Alguns convívios DEVEM ser evitados, ainda que com crianças. Logo dirão: "Ah, mas a criança deve conviver com a diversidade!" As incontáveis diversidades que maculam e corrompem, que antecipam conteúdos, que direcionam para onde não devem.

Recentemente uma pessoa me questionou no Instagram sobre esta minha "segregação" e, misturando café com abacaxi, citou que Jesus não escolhia quem ficaria ao lado dele. Sabe, eu corro igual maratonista de gente que, para justificar sua discordância, cita a Bíblia de maneira completamente fora de seu contexto. Se for usar esta lógica, devo submeter meus filhos ao convívio de ladrões e prostitutas?

A verdade é que, hoje, eu tenho uma completa noção do que é uma escola, do que ela ensina e como o pouco que ensina ainda ensina de maneira errada. Temos muita porcaria misturada àquilo que realmente deveria ser ensinado. Com os indicadores educacionais públicos que não me deixam mentir, a escola hoje é o PIOR investimento que os pais podem fazer na vida de um filho! Mas, para mim, sair dela sem ler e escrever não é o pior mal. Sair com suas consciências corrompidas, para mim, é o mais grave de tudo, sobretudo porque não é a porcaria da escola que vai prestar contas destas crianças a Deus, mas seus pais.

Hoje, ainda que o ensino neste país se tornasse referência mundial em educação, seguiríamos com nossa boa e velha rotina, porque hoje eu entendo que a educação da prole é um DEVER de nós, pais.

"Os pais, que transmitiram a vida aos filhos, têm a GRAVÍSSIMA OBRIGAÇÃO de educar a prole e, por isso, devem ser RECONHECIDOS como seus primeiros e principais educadores."

Declaração GRAVISSIMUM EDUCATIONIS sobre a educação

Hoje eu já compreendo com uma percepção bem refinada algumas críticas. Não é a crítica pelo receio do que esta escolha pode fazer à criança, porque elas sempre chegam revestidas de uma preocupação falsa, que não esconde o mal que realmente está por trás dela. Quando isso vem de uma turminha formada em pedagogia em uma universidade federal, você até compreende... Mas quando parte de um "braço" da igreja, você tem certeza de que o chifrudo não está de brincadeira no serviço.

Por isso, sigo aqui com o que é velho, até mesmo com as antigas canções... Porque as novas... Acho que os entendedores entenderão.

Waleska Montenegro.











6 comentários: