sexta-feira, 8 de abril de 2016

Direito, Dever ou Ambos?

Sempre que somos questionados sobre o ensino domiciliar, surgem perguntas sobre a legalidade deste ensino.
Não vou entrar na letra da lei ou nas suas diversas interpretações, mesmo por que não sou jurista ou advogada, mas mantenho firme o meu posicionamento de que é um direito dos pais e, ainda que o Estado opte por criminalizá-lo, seguiremos por aqui na desobediência civil.
Assim, luto e defendo esta opção e prática como um direito sim, nosso e de nossos filhos.
Mas todo direito manifesta uma obrigação, um dever. Este dever é que, a meu ver, tem mais de um ponto de vista...
E eu olho para ele com os olhos da fé, com o olhar de quem busca, cada vez mais, fazer a vontade d'Ele. E educar os filhos é uma responsabilidade ordenada por Deus.
As razões para optar por este tipo de educação são as mais diversas, mas, no nosso caso, todas elas encontram seu ponto de convergência na nossa cosmovisão, na nossa crença e no desejo de que nossos filhos jamais se afastem delas.
Uma das ferramentas que tenho utilizado nesta empreitada são livros preciosíssimos que nos guiam neste caminho ainda pouco conhecido e trilhado. O Teaching The Trivium é um destes. E, à medida que avanço na leitura dele - que em breve sairá em versão traduzida - reafirmo minhas convicções que a educação domiciliar não é opção, mas, verdadeiramente, um dever nosso como pais e, talvez, a única forma de manter a sanidade mental de nossos filhos.
"Estou convencido de que a batalha pelo futuro da humanidade deve ser travada e vencida na sala de aula da escola pública por professores que percebam de forma correta seu papel de proselitismo da nova fé: a religião da humanidade. (...) Os professores devem incorporar a mesma dedicação altruísta dos pregadores fundamentalistas mais fanáticos, pois serão outro tipo de pregadores, utilizando, porém, a sala de aula em vez do púltpito. (...) A sala de aula deverá se tornar - e o fará - a arena do conflito entre o velho e o novo: o corpo em putrefação do cristianismo, com todas as suas misérias e males adjacentes, e a nova fé do humanismo." (Excerto do Livro Teaching The Trivium - Citação do humanista John Dunphy na Humanist Magazine de Jan/Fev 1983)
Citações como esta só nos mostram como esse processo está avançado dentro das escolas. Observe que a citação em questão data de 1983!
O processo vem sendo implantado há anos, de forma tão lenta que as pessoas sequer se dão conta. Aos poucos a autoridade vem sendo gradualmente transferida para o Estado e este tem moldado e ditado o modo de pensar de crianças e jovens. Os resultados, infelizmente, já conseguimos ver e imaginar!
Transcrevo aqui um trecho deste livro fantástico, parte de sua tradução que recebi em PDF por ter participado da campanha para lançamento da versão traduzida. Ressalto, antes, a pergunta que dá nome a este post: E você, o que acha? A Educação Domiciliar é um direito, um dever, ou ambos?
A mim, não resta dúvida! É um direito nosso no plano físico, no plano do direito, mas, sobretudo, é um dever que precisamos honrar para, assim, honrar ao Deus que servimos. 
"O fracasso da família corresponde de forma direta ao crescimento da educação controlada pelo governo. Isso se deve ao fato de Deus pretender que os pais fossem os educadores principais, e de que Ele nunca desejou que o governo fosse educador. Sob o governo de Deus, a educação jamais esteve sob a jurisdição do governo."
" O caminho para destruir a família é separar os filhos dos pais. E o caminho para separar os filhos dos pais é retirar da família a autoridade na educação"
Nossos filhos são a nossa herança, e devem espelhar nossas crenças e valores. Só mesmo avocando uma responsabilidade que sempre foi nossa é que consigo vislumbrar uma mudança nesse quadro quase patológico que se desenha na nossa frente.
"Não foi o Estado que gerou nossos filhos e os deu a nós; não podemos confiar nele para instruí-los e nem devemos deixar que ele os tome de nós."
Se hoje o Estado presume-se deus, só resta-nos perguntar: a que deus estamos servindo... A que deus desejamos servir?!






Nenhum comentário:

Postar um comentário