quarta-feira, 13 de abril de 2016

Até na Feira!!!

Muito do segredo de estimular o aprendizado está na nossa criatividade. Por isso, minha mente - e a do pai - vive tentando encontrar maneiras de tornar aquele momento de estudo um momento de diversão também.
É verdade que nem sempre isso é possível, mas a vida é exatamente assim e precisamos aprender a suportar o que não gostamos. Se deixarmos nossos filhos fazerem apenas o que gostam ou desejam já podemos prever o resultado que teremos na frente.
Com uma simples mudança no horário (resolveu me tirar uma hora de sono), nossa miúda tem me dado uma canseira imensa. Mas até desta mudança eu tenho tirado vantagem: saio mais cedo para trabalhar, me livro do trânsito e ainda volto mais cedo para os melhores abraços do mundo.
Ontem, contrariando o horário usual, voltei ainda mais cedo para casa, sonhando poder descansar uma horinha apenas...
Mas o carro do marido quebrou e, por conta disso, os meninos não foram apara o Kumon. Levei as tarefas para casa e, o sono previsto, transformou-se em atividades... 
Fui recebida por uma dupla eufórica com a invenção de uma aula prática de alimentos no supermercado. Combalida e sem forças, fui convencida pelo Bullying dos dois:"Mamãe vai perder, mamãe vai perder!!" 
Eles não sabiam com quem estavam mexendo!!!
Arrumei um último suspiro de bateria e fui!
Fui para ver aqueles olhinhos brilhando com cada fruta, verdura, grão que reconheciam em português e em inglês;
Fui para estar perto deles, acompanhar esse processo de ver o conhecimento desabrochar com tamanha naturalidade, espontaneidade e alegria;
Fui para que a miúda também participasse desse momento, ainda que mexendo em tudo que via nas prateleiras ao seu alcance;
Fui - e foi lindo, divertido e maravilhoso.
Para completar o passeio, esticamos para jantar em uma padaria próxima. A logística de quem sai com três crianças para comer exige um limite infinito de paciência. Uma derruba o suco, o outro se mela de sopa, a miúda só que saber de empurrar as cadeiras e tomar suco em copo descartável SOZINHA... Mas até essas saídas são importantes para o processo do aprendizado, estreitando laços, desenvolvendo a capacidade deles de se comportarem em ambientes diferentes e a nossa de fazer reproduzir paciência em PG.
Voltamos para casa para as atividades noturnas: pintar, contar estórias, ouvir uma música mais tranquila e suave... Por aqui tenho optado pelos cds da série de música clássica para bebês, do tipo Bach para bebês, Mozart para bebês e por aí vai.
Nossa meditação, esta semana, até agora foi comprometida pela miúda que simplesmente não quer se separar dos irmãos por nada. Mas sigo na busca do silêncio, tentando ensiná-los a reduzir os ruídos no andar, no falar, no mexer dos móveis e brinquedos... É uma tarefa difícil, que exige muita paciência, empenho e persistência, mas a gente chega lá.
Acho que, afinal, o HS é isso: essa facilidade de transformar tudo em conhecimento, de transformar esse conhecimento em prazer e alegria... De quebra, reforçamos as relações, solidificamos os laços e fortalecemos o amor e a cumplicidade.











Nenhum comentário:

Postar um comentário