segunda-feira, 18 de abril de 2016

Conhecendo Outra Família que Pratica HS

Este fim de semana conhecemos uma outra família que também pratica HS com seus 3 filhos.
E como foi maravilhoso poder sentar à mesa falando se suas experiências e ouvindo outras sem aquele olhar de espanto, sem aquela crítica por vezes nem sempre discreta...
Apesar dos estilos completamente diferentes na escolha do método, a troca foi enriquecedora em muitos outros aspectos, confirmando as escolhas e desconstruindo mitos que foram alimentados ao longo de muitos anos.
As crianças, de início tímidas, minutos depois já quase derrubavam a casa brincando na sala por causa da chuva. O mito da socialização até que tentou atrapalhar, mas em pouco tempo elas já se tratavam como melhores amigos, deixando o pobre mito desolado.
Foi muito interessante ver e ouvir uma família que pratica a Educação Domiciliar, principalmente para mostrar aos nossos filhos que, assim como eles, outras crianças também estudam em casa.
O dia passou que nem sentimos... E a troca de conhecimentos foi engrandecedora!
Aprendemos, ensinamos... E já temos outro encontro marcado! Desta vez com mais uma família juntando-se a nós.
É interessante ressaltar que este encontro só foi possível graças ao GHEC 2016, pois foi lá que meu esposo teve conhecimento, através da ANED - Associação Nacional de Ensino Domiciliar -, da existência de outras famílias que, como nós, praticam a Educação Domiciliar.
Este foi apenas o primeiro, de muitos encontros que seguirão...
A idéia é criar um grupo que se encontre pelo menos uma vez por mês, fortalecendo o movimento e estreitando os laços.
A semana começa com novo gás, com a alegria de ver que, assim como nós, outras pessoas lutam pelo direito de educar seus filhos em casa. Confirmei minha tese de que o método é escolha de cada família, de acordo com a realidade de cada uma, mas que, no final, a decisão é firmada na preservação da sanidade mental dos filhos...
Com uma mente limpa, eles com certeza saberão escolher o caminho que leva à vida, ainda que este seja o mais difícil, o mais estreito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário