segunda-feira, 28 de março de 2016

O Aprendizado e suas Janelas...

Há quem defenda que o aprendizado para a criança deve acontecer no tempo dela, na velocidade dela e, por isso, não deve-se interferir neste processo.
Há quem entenda que o HS trabalha desta forma, com TOTAL liberdade da criança pra fazer apenas o que gosta ou se identifica. Não é o nosso caso...
Não sou perita no assunto, na verdade, o que fazemos aqui em casa é uma receita bem particular, que agrega pinceladas de cursos que fizemos com nossas próprias convicções, princípios, crenças e intuições.
Na Conferencia no Rio, meu esposo teve o privilégio de conhecer - e conversar - com o professor Carlos Nadalim e, nesta conversa, ele falou da importância das ditas janelas do aprendizado.
Estas janelas seriam, a grosso modo, o momento ideal para o aprendizado de determinadas habilidades e, uma vez perdidas, o trabalho para compensar os prejuízos seriam bem maiores.
Por exemplo, existe um padrão médio de desenvolvimento motor, de crescimento... Da mesma forma, há um tempo adequado para a criança aprender a ler e escrever, a aprender determinados sons para, no futuro, repeti-los com precisão, o que é importantíssimo para o aprendizado de outros idiomas. Percebemos, por aqui, uma facilidade absurda das crianças com a pronúncia no inglês. A acuidade auditiva das crianças, associada com uma matriz fonológica em formação são alguns dos fatores que justificam esta facilidade.
Por isso a importância de apresentar-lhes diversos sons, sons que, inclusive, não estão na matriz fonológica de nossa própria língua materna. Além da facilidade de reproduzí-los com perfeição no presente momento, o armazenamento destes sons será o diferencial para o aprendizado de novas línguas no futuro. Como se o cérebro adquirisse plasticidade para trabalhar com diversas variações de uma mesmo som.
Segundo alguns estudos, esta facilidade - que poderia também ser chamada de uma janela - ocorre até os 12 anos, ou seja, até esta idade ela será capaz de reproduzir com perfeição os fonemas aprendidos quando, na idade adulta, isso se fizer necessário.
Por aqui as crianças estão trabalhando, paralelo à alfabetização pelo método fônico, o conhecimento da língua inglesa.
O trabalho envolve um conhecimento organizado, segregado em grupos de maneira a sedimentar o aprendizado. Começamos com planilhas de animais, agora estão nas frutas, depois serão legumes e por aí vai...
A prioridade é o aprendizado da língua oral, do conhecimento e armazenamento dos sons naturais de outras línguas. Além do inglês, pretendemos apresentar também o alemão e o francês. Tudo isso trabalhando em paralelo com a língua portuguesa (de preferência antes da indigesta "reforma ortográfica").
Mas é como sempre digo... Não há receita! Essa é a nossa escolha! E a liberdade de escolher como educa-los é nosso direito, como de todos os pais também. É isso que é o HS: a liberdade de escolher o que você acha melhor para o seu filho! Com base nos seus princípios e valores, respeitando suas crenças, com a responsabilidade de seguir o básico de legalidade no tocante às legislações vigentes.
As janelas, de certa forma, servem para nos balizar neste aprendizado e no enquadramento de nossos filhos no padrão desejável que o Estado define e exige.
Tenho certeza que eles sempre estarão acima da média destes padrões!



http://www.sk.com.br/sk-apre2.html

http://www.maemequer.pt/desenvolvimento-infantil/desenvolvimento-fase-a-fase/desenvolvimento/consciencia-fonologica-relacao-com-a-aprendizagem-da-leitura-e-da-escrita/

http://labs.icb.ufmg.br/lpf/revista/revista2/sobrevoo/cap2_2.htm


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