quinta-feira, 17 de março de 2016

De Dentro Para Fora...

Tenho plena em mim a certeza de que quanto mais buscamos a Deus, mais nos assemelhamos a Ele - e ao que Ele deseja para nós - se assim o quisermos, graças ao Livre Arbítrio.
Terminei, ontem, o Livro Temperamento Controlado Pelo Espírito, de Tim LaHaye, um livro que muito me ajudou no diagnóstico das fraquezas inerentes ao meu temperamento e, também, no conhecimento do temperamento de cada um de minha família.
O livro terminou, mas o seu efeito não.
Me propus hoje a fazer um auto-análise, não apenas com o intuito de mapear minhas forças e fraquezas, mas de perceber onde e como estas últimas têm me feito desviar de um caminho pleno do Espírito Santo. A plenitude do Espirito Santo é, segundo o autor citado, a chave para uma mudança de temperamento, para minimizar as fraquezas dele, fortalecendo, por conseguinte, suas forças.
Na verdade, percebi que tudo está interligado. E mudar apenas determinadas fraquezas de meu temperamento - só aquelas que mais me incomodam -, é, no final, deixar que prevaleça o meu egoísmo e a minha vontade. Como se eu dissesse a Deus que estou disposta a mudar, mas com algumas restrições e condições.
A auto-análise continuou ruminando em minha mente...
Agora à noite, lendo o "Teaching The Trivium", deparei-me com isso:
"Este mundo não está na ordem correta. As coisas estão fora do lugar. Elas são usadas para propósitos errados; são avaliadas por razões erradas. É nossa tarefa, como cristãos, pôr as coisas de volta na ordem devida, começando com nossa própria mente. (...)
(...) Encontramos essa pressão de nos conformarmos com o mundo vindo de todas as direções. Devemos nos permitir ser transformados pela renovação das estruturas da nossa mente, fazendo com que elas se conformem com a mente de Deus, conforme a revelação das Escrituras. Quando organizamos nossa mente segundo padrões divinos, veremos o mundo de modo diferente e seremos capazes de discernir a vontade de Deus para cada área da vida: o que é bom em princípio diante de Deus, o que é aceitável e o que está completamente formado em propósito para seus objetivos.
Uma vez que enxerguemos as coisas da perspectiva de Deus - da visão de mundo divina -, podemos começar a tirar sentido do mundo e de seus caminhos. Aí podemos discernir a desordem e pôr as coisas de volta no lugar a que pertenciam, dar-lhes o valor justo e usá-las de acordo com os propósitos corretos.
Todas as verdadeiras transformações começam no interior e progridem para fora. A primeira transformação é a regeneração - nela o homem interior é renovado à imagem de Cristo.(...)
(...)A imagem de Deus está na verdade, na santidade e na justiça.(...)
(...) Conforme somos transformados por dentro, começamos a transformar as coisas por fora. Em primeiro lugar, nosso comportamento é transformado. Depois, o ambiente imediato é trazido à ordem. A seguir, a família. Na sequência, a vizinhança social. Em seguida a comunidade. Depois as instituições da comunidade - comércio, igreja e governo civil. O potencial para a verdadeira mudança da cultura está com quem renova e transforma a família, pois a família é o instrumento da escolha divina para transformas a cultura. Só por meio da transformação da família, a sociedade pode ser reestruturada para estar de acordo com a ordem cristã e com o governo da lei de Deus."
E foi assim que Ele me mostrou que estamos no caminho certo...
Continuarei na luta contra meu temperamento, mas hoje percebi que minha estratégia pode - e deve - ser outra. A transformação de nossa família passa pela nossa própria; o temperamento é apenas uma fração desta mudança.
Iniciemos, então, a faxina!







Nenhum comentário:

Postar um comentário