quarta-feira, 16 de março de 2016

Liberdade!

A idéia de educar nossos filhos em casa não precedeu o nascimento deles... Foi algo que foi se construindo e se consolidando à medida que as escamas dos nossos olhos foram caindo.
É bem verdade que a nossa idéia de educação era a mais básica possível... Não pensávamos em escola em tempo integral, não concordávamos com as 1001 atividades que são impostas às crianças e, ainda, só pensávamos em colocá-los apenas depois dos 4 anos.
Perdi as contas de quantas vezes ouvi; "Quero só ver se vocês vão aguentar esperar até os 4 anos." Olhe, aquilo me irritava de uma forma!!! Por tudo o que esta frase representa! Pelo tom de desafio, pelo desamor da própria frase que de uma forma implícita, mas clara, demonstra como está a tolerância dos pais para com seus filhos...
O tempo foi passando... As coisas foram se desenhando de uma maneira tão cristalina que decidir não foi apenas fácil, foi necessário!
No GHEC2016, meu esposo ouviu o testemunho de pessoas que NUNCA foram para a escola. De tudo que ele me falou destes testemunhos, a beleza de um ponto em específico me deixou fascinada... A sua quase totalidade lembrava desta época ressaltando a liberdade que eles tinham para brincar, para serem, verdadeiramente, crianças...
Não somos adeptos do "só faço o que quero na hora que quero", muito pelo contrário. Aqui eles possuem uma rotina sim, mas temos margem e flexibilidade para trabalhar com eles - ou deixar para depois - sem maiores implicações.
O horário escolhido aqui para o estudo é a manhã, mas isso não significa que eles não façam atividades à tarde ou até mesmo à noite. Mas é pela manhã, depois de acordarem na hora que seus sonos se esgotam, que o pai senta para fazer as tarefas do Kumon, os exercícios de caligrafia, o estudo do mapa do Brasil, atividades de estímulo da memória entre outras coisas... Depois, eles estão livres! Com exceção das terças e quintas, nos outros dias eles brincam o resto do dia INCANSAVELMENTE! Nas terças e quintas eles fazem Kumon e natação e, portanto, nestes dias as atividades em casa são bem mais leves e resumidas.
Temos percebido que quando exigimos demais deles, a coisa simplesmente não anda. Por isso, tem dias que temos preferido dividir as atividades fazendo uma parte pela manhã e outra à tarde. O resultado com uma mente descansada é outro!
Uma das grandes vantagens que temos em nosso favor é o conhecimento que temos deles e, portanto, determinados sinais são a dica de que é melhor suspender a atividade ou, quem sabe, trocar por algo mais divertido.
O aprendizado é mútuo, mas de todas as vantagens que percebo na prática do homeschooling, o fortalecimento da família e dos vínculos é, sem dúvida, algo que mexe com meu coração.
Por isso, penso, não há como se falar em homeschooling se esse desejo não for dos pais. Hoje olho para o HS não como uma alternativa de ensino ou fuga de um processo de doutrinação ideológica, mas como um estilo de vida, uma escolha que envolve muito mais do que conhecimento. Envolve, acima de tudo, FÉ e AMOR.


Nenhum comentário:

Postar um comentário