sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Um Pouco Mais de Disciplina Positiva

Chegou a ser engraçada, para não dizer imatura, a reação de algumas pessoas quando comecei a falar de Disciplina Positiva...
Muitas delas, aposto, sequer sabem o que significa - assim como eu, que ainda estou aprendendo e gostando -, e associam a prática, automaticamente, à permissividade.
Bom, não posso (ainda) falar nem "de" nem "sobre", já que estou engatinhando nesta prática, mas posso dizer que o pouco que li tem me ajudado no meu processo de transformar o #DesafioYellLessLoveMore em um comportamento diário e não apenas em um desafio momentâneo.
A curiosidade nasceu da minha insatisfação e, por que não dizer, do meu fracasso em impor determinados comportamentos aos nossos filhos... Quando se tem uma creche em casa, o saldo devedor na conta SONO é sempre grande e, consequentemente, o débito estende-se à conta PACIÊNCIA. Como resultado, temos gritos, descontroles e irritação na mãe e choro, birra e carência nas crianças.
Comecei a perceber, então, que elas começaram a refletir o meu estado de espírito e, consequentemente, em muitos aspectos, seus comportamentos eram o meu reflexo nu e cru.
Foi quando decidi mudar, a qualquer custo, transformando meu temperamento excessivamente explosivo. E assim, comecei meu desafio, minha saga... E assim nasceu uma nova mãe...
Faz parte deste desafio compreender minha missão e abraçar minha vocação. Ser mãe, sem a menor sombra de dúvidas, é o que me dá mais prazer nesta vida, mas este fato, nem por isso, torna a tarefa simples ou a jornada leve.
Hoje, lendo a respeito do tema, percebo que o meu desejo de mudar através do #DesafioYellLessLoveMore, de certa forma, já era uma prática desta disciplina, uma vez que minhas mudanças foram percebidas por eles e trouxeram resultados. "As crianças estão acostumadas a certas reações por parte dos adultos. Quando mudamos nossas reações, elas provavelmente irão exagerar seu comportamento (piorar) em seu esforço de nos fazer reagir da maneira que supostamente deveríamos fazer. Quando uma criança percebe que suas táticas de manipulação não funcionam, provavelmente vai testar de novo apenas para ter certeza. O mau comportamento torna-se menos intenso com períodos mais longos de estabilidade, quando a Disciplina Positiva é usada de forma consistente." Eu experimentei isso com Sophia, quando, ao invés de responder às birras dela com gritos eu simplesmente comecei a falar manso.
Por aqui continua o desafio, continua a busca, continuam os limites... Na verdade, o que tem mudado, apenas, sou eu...
Mudado meu temperamento, mudado minha abordagem, mudado meus limites...
E, citando alguém que muito admiro, tenho sido a mudança que desejo ver!
Tenho certeza que é só uma questão de tempo para perceber, neles, estas mudanças também.
#DesafioYellLessLoveMore #Dia10
Citação do livro Disciplina Positiva de Jane Nelsen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário