sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Os Nossos Desafios do Homeschooling

De todas as dificuldades que temos enfrentado para levar adiante nossa decisão pelo HS, os temperamentos de cada um tem sido a maior delas...

Em uma família predominantemente sanguínea e colérica, alguns conflitos tomam dimensões de guerra mundial!

É um aprendizado contínuo, um caminho para uma conversão genuína que passa pela sua própria transformação, pela vivência diária do que é o amor incondicional, pela sua total doação àqueles que te foram confiados.

Exige esforço, renúncias, dedicação, mas acima de tudo, exige amor, muito amor...

A responsabilidade é grande, na mesma proporção do trabalho envolvido. Exige uma estrutura familiar e uma convergência de pensamento. Ouso dizer que exige a crença e a fé! A abrangência da escolha vai além do plano físico!

Ao peso da responsabilidade de educá-los em casa, soma-se uma torcida quase generalizada em favor de nossa desistência e, conseqüentemente, de nosso fracasso. Lutamos por algo que acreditamos, mas lutamos sós, pois as críticas são infinitamente maiores. Juntamo-nos aos poucos que, assim como nós, acreditam que esta é a melhor escolha para seus filhos, mas a sombra do medo de fracassar é algo que precisamos combater.

As perguntas são sempre as mesmas: "E como fica a socialização?" "E isso é legal?" As justificativas para a não adoção também: " Ah, é realmente o ideal, mas não tenho paciência" "Aff... É perfeito, mas dá muito trabalho!"

Sempre o trabalho... Sempre o bom e velho comodismo de fugir para a alternativa que dê menos trabalho, ainda que isso custe a saúde mental de seus próprios filhos...

Mas é assim que seguimos, ora escutando elogios, ainda que com suas justificativas para a sua não adoção, ora recebendo críticas, ainda que indiretas ou na forma de um olhar torto... Mas seguimos, por que se eu sabemos que o melhor para os nossos filhos é estar em casa, se sabemos que o melhor para eles é o ensino domiciliar e, à despeito disso nos esquivássemos desta responsabilidade pelo trabalho que esta nos dá, não estaríamos sendo apenas preguiçosos, estaríamos sendo covardes e omissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário