sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Jogos e Materiais Educativos

Uma das nossas maiores dificuldades é encontrar material educativo com boa apresentação e que se encaixe na forma particular que acabamos por adotar para o ensino das crianças.
Pouco antes do Natal, o Professor Carlos Nadalim divulgou um vídeo com algumas sugestões de brinquedos e jogos. Eu confesso que quase ENLOUQUECI com tanta coisa boa. E minha "loucura" transformou-se em frustração quando, depois de rodar em quase todos as lojas possíveis, terminei sem encontrar quase nada. O trabalho é de garimpo mesmo, e hoje depois de uma peregrinação, acabei por encontrar coisas bem interessantes.
Vou repetir alguns dos que ele postou, acrescentar outros e fazer a minha avaliação de como as crianças reagiram a cada um.
Vou começar pelo Desafio das Cores:


Eu simplesmente AMEI este jogo! Ele possui cinco níveis de aplicação, trabalha coordenação motora, lógica e raciocínio. A indicação é para maiores de 3 anos, mas Beatriz, com 2 já manuseia com bastante habilidade os bastões, associando, inclusive, as cores. Sophia e Gabriel já completaram os dois primeiros níveis e estamos caminhando para cumprir o terceiro. Eu encontrei aqui em Recife na Tok Stok, mas o site de venda do produto pelo fabricante é o www.herggbrinquedos.com.br.
Outro brinquedo que o Professor Carlos Nadalim falou no vídeo foi a Torre Inteligente:


Este brinquedo trabalha a habilidade e a agilidade, estimulando também a coordenação motora e o reciocínio. Aqui em Recife eu encontrei em dois locais: no Atacadão dos Presentes e na Vila 7 Diversão Inteligente. Acredito que também seja possível encontrar pela internet com ferramentas simples como uma busca do Google. Recomendado para crianças maiores de 3 anos, mas já utilizo ele com Beatriz, que associa as cores e empilha os cilindros sem maiores dificuldades. Sophia já pegou o macete e consegue subir a torre em vários níveis.
Ainda prosseguindo nos brinquedos indicados pelo Professor, eis o Resposta Mágica:


Este brinquedo possui indicação a partir de 4 anos, mas a duplinha aqui achou ele muito fácil e disse que era para "criança pequenininha como Bia". Confesso que tenho que dar razão a eles mesmo, apesar de achar um pouco avançado avançado para a miúda. é um jogo bem interessante, que trabalha a lógica através de associações de figuras. A criança não precisa saber ler para jogar. Este eu encontrei também no Atacadão dos Presentes aqui em Recife.
Outro jogo indicado no vídeo é o Super Lince:

Este jogo é da Grow e encontrei na Ri Happy, mas tem em quase toda loja de brinquedo.
Com indicação para crianças a partir de 5 anos, este jogo é um sucesso por aqui já tem algum tempo, só que em outra versão, a da Disney. Apesar da indicação para 5 anos, eu já utilizava a versão da Disney há tempos com as crianças e elas já estavam praticamente decorando o tabuleiro. Excelente jogo para trabalhar a percepção. Na versão da foto acima temos a opção de trabalhar com um aplicativo gratuito e de fácil utilização. 

Versão da Disney, também da Grow.
Hoje, na minha peregrinação, encontrei este jogo:

A marca deste é Carlu.

O jogo vem com dois tabuleiros, 184 peças e dois dados com as cores das peças para que a criança vá jogando e distribuindo de maneira a preencher os tabuleiros com o mínimo de espaços vazios. Pode-se explorar conceitos de área e perímetro além de desenvolver a lógica. Temos aqui uma outra versão, que muitos chamam de Tetris. 


Este eu adquiri na loja Pikabuu, que possui uma série de brinquedos educativos interessantíssimos (www.pikabuu.com.br). Por aqui as crianças já montam e desmontam ele sem cerimônia.
Ainda no campo das formas, com possibilidade de explorar infinitamente a imaginação e a criatividade deles, temos também o Tangram:
Na internet é possível baixar uma centena de desenhos - muito similares a origamis - que as crianças terão que copiar utilizando as peças coloridas em MDF. As possibilidades alcançam o infinito.
Cubos Seriados é um jogo que trabalha a coordenação motora e a lógica, exigindo que a criança reproduza com exatidão as seqüências das diversas placas que compõem o jogo. É possível explorar também conceitos de cores formas. 


Exploramos também a questão da memória com jogos temáticos de forma a separar o conhecimento de maneira bem compartimentada. Eis alguns dos jogos que temos por aqui:





Por fim, a cereja do bolo:

Estes dois jogos são simplesmente ESPETACULARES!!! E com eles as crianças literalmente aprendem brincando. Na verdade estes jogos são um sistema de ensino alemão (https://verlage.westermanngruppe.de/luek/) que a Carimbras licenciou e adaptou. O Mini Criativo  Luk possui indicação para crianças acima de dois anos e o Criativo Luk para crianças a partir dos 3 anos. Com uma apresentação belíssima e um acabamento perfeito, logo percebe-se que não é algo de fabricação nacional. O preços também são bem salgados, diferentes daqueles praticados pela Amazon para as versões em inglês. Ambos possuem um estojo plástico e 3 livretos com as atividades a serem desenvolvidas. No Brasil, a Carimbras desenvolveu um site para venda de outros volumes dos livros que compõem os jogos, mas até o momento ainda não disponibilizou nenhum além dos três já vendidos juntamente com os demais itens dos jogos. O site é o www.criativoluk.com.br e parece que ainda está e construção. Por aqui ambos são um sucesso com as crianças! 

Estojo do Luk Criativo. Pode ser utilizado com diversos outros livros além dos três vendidos junto com ele.

Livros que acompanham o estojo. Atualmente os únicos disponíveis no idioma português. No site da Amazon é possível encontrar uma infinidade de possibilidades no idioma inglês. Na Amazon Alemã, outros milhares. 

Interior de um dos livros do Luk Criativo.
Estojo do Mini Criativo Luk.  Assim como o Criativo Luk, pode ser utilizado com outros livros além dos já vendidos em conjunto com ele.
Livros que acompanham o estojo do Mini Criativo Luk.
Interior de um dos livros do Mini Criativo Luk. 
Temos ainda outros materiais, mas vou deixar para um outro post pois este já ficou longo demais. Espero que tenham gostado!
Fiquem com Deus!





sábado, 14 de janeiro de 2017

Artes

Este ano temos a intenção de introduzir a História da Arte nos estudos deles. Como optamos pela Educação Clássica, este estudo será feito de maneira interdisciplinar. Para isso, adquirimos alguns materiais que vou apresentar a seguir.
No post sobre o planejamento expliquei que todo o estudo terá como base dois livros: a Bíblia e Os Lusíadas. Partindo deles é que se dará a iniciação nas outras disciplinas, como História, Artes, Geografia, entre outras...
Como preparo para esta "abertura", iniciamos o estudo dos dias, meses e anos; da árvore genealógica para eles saberem o que são netos, bisnetos, tataranetos, etc (linguagem bem comum nas genealogias encontradas na Bíblia) e dos Algarísmos Romanos para que se situem nas linhas do tempo que confeccionamos e que utilizam esta numeração. 
Algumas fotos eu até já coloquei no Post do Planejamento, mas vou repetir por aqui para tentar deixar algo bem organizado para quem se interessar.
Considerando a nossa base, começo pela Bíblia Ilustrada da Editora Abril. Considero esta obra um tesouro! Além do texto completo das Escrituras, ela traz inúmeras ilustrações de pinturas que representam as passagens Bíblicas, contando, inclusive, com um um Índice Analítico das Ilustrações ao final de cada volume.


À partir do texto lido, pesquisaremos quais pintores retrataram a mesma cena e, neste aspecto, utilizaremos além da Bíblia alguns livros com as obras de cada Pintor, bem como as Linhas do Tempo elaboradas para situá-los na História (Até o momento, foram elaboradas quatro linhas: Mestres da Pintura, Mestres da Música, Santos da Igreja e As Viagens do Apóstolo Paulo). 





As imagens à seguir são de obras da Editora Taschen que, em termos de qualidade de impressão, está no topo da pirâmide. O livro possui detalhes impressionantes das obras! É como visitar um Museu sem sair de casa.






 Na parte de História da Arte, temos por aqui as seguintes obras:

História da Arte Para Crianças, de Lenita Miranda de Figueiredo
Excelente Obra da Editora Publifolha.
Este é para nós, antes de tudo... Para poder ensiná-los, precisamos primeiro aprender.

Este é bem abrangente. Trata de Pintura, Escultura, Arquitetura e Artes Decorativas. Uma excelente opção pois com uma só obra pode-se abrir o estudo de maneira bem abrangente. As ilustrações possuem uma boa diagramação. 

A Edições Usborne tem uma série que trata sobre Artes em livros com adesivos. Eu acho o preço bem salgado, mas deixo aqui alguns que adquirimos logo que começamos a pesquisar sobre o tema pois achei uma forma criativa de apresentar a eles as Obras. 




Ainda da Edições Usborne, encontramos este livro que conta a história de 35 artistas de maneira cronológica, o que ajuda na localização destes nas linhas do tempo da História. É interessante saber quem foi contemporâneo de quem, mesclando isso também com os grandes mestres da Música, de forma que o conhecimento seja vasto mas situado no tempo. 


Por fim, deixo estes, da Editora H.F. Ullmann, que em termos de impressão está disputando o topo da pirâmide com a Taschen.



É um longo caminho, e está longe de nós querer vencer tudo isto em apenas um ano. Isso é um programa para uma vida inteira de estudos. As obras ficarão como nossa maior herança para eles. 
Que Deus siga nos capacitando neste ofício divino de conduzi-los ao conhecimento.
Fiquem com Deus!






quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Idiomas - Algumas Sugestões para o Estudo do Inglês

Por aqui, seguiremos no estudo do inglês este ano. Ainda não ensinamos nada escrito a eles, até o momento o estudo é apenas de memorização, aproveitando as idades para apresentar a eles o máximo de fonemas possíveis a fim de que possam repeti-los com perfeição quando oportuno.
Por aqui quem ensina esta disciplina é o pai  pois ele tem a pronúncia infinitamente melhor que a minha e é super exigente neste sentido fazendo-os repetir até a perfeição.
Para ensiná-los, utilizamos alguns materiais que o próprio pai criou e outros que fomos garimpando entre Livrarias e Sebos.
Ano passado eles trabalharam com as Listas que o pai deles fez. Estas listas nada mais são do que figuras extraídas da própria internet e organizadas por assunto, de forma que o conhecimento fique mais sedimentado. Começamos com uma lista com os animais.


Abaixo de cada figura é possível ver uma série de quadradinhos. Estes quadradinhos são preenchidos sempre que eles acertam o nome do animal. O trabalho começa com o pai lendo um a um e eles repetindo. Em seguida, eles dizem e marcam. Na aula seguinte, o processo é o mesmo e, dependendo do rendimento, avançam mais uma folha. Neste processo, terminaram 2016 com os 113 animais da lista na ponta da língua.
Além da lista com os animais, temos a lista com os alimentos em geral, sempre trabalhando com os grupos para um conhecimento mais organizado. Primeiro apresentamos os Grupos Alimentares, assim divididos:
1 - Cereais
2 - Hortaliças
3 - Frutas
4 - Leguminosas
5 - Leites e Derivados
6 - Carnes e Ovos
7 - Açucares e Doces
8 - Óleos e Gorduras
Para cada grupo foi criada uma lista que segue o mesmo esquema de estudo descrito anteriormente. Este ano, para o mês de Janeiro, a programação é revisar todo o conteúdo visto em 2016.
Além das listas, utilizamos alguns livros e Dicionários como estes que selecionei abaixo:

Este é da Editora Vale das Letras. Bastante ilustrado. As crianças adoram!

Dicionário Visual da DK. Excelente aquisição para quem deseja apresentar mais de um idioma ao mesmo tempo.
Este Livro é da Editora Usborne. É uma série que apresenta o idioma por assuntos. Achei muito interessante por que eles fizeram livros iguais para diversos idiomas. Aqui adquirimos o de Inglês e o de Francês, mas vi que eles possuem também espanhol.
Um exemplo das páginas dos livros de Inglês e Francês.
Este Flip Board compramos fora, mas acho que é bem possível ter algo semelhante por aqui (Para as mais habilidosas, acho bem simples de elaborar um). Nele é possível manipular as letras a fim de formar as palavras. Possui uma lista com várias palavras de três letras. 
Este é um Jogo da Memória em MDF. 
Além dos materiais e das aulas propriamente ditas, as próprias atividades do cotidiano aqui são utilizadas para o ensino de idiomas. Por exemplo, quando estamos em alguma refeição, aproveitamos para ensinar como dizer em inglês tudo o que está na mesa. 
E para finalizar, deixo também a indicação a coleção Magic English da Disney. São 8 DVD's para ensinar inglês de maneira bem divertida com jogos e músicas. Os DVD's são separados por temas também:
1 - Cores, Números e Músicas
2 - Maravilhas da Natureza
3 - Comida e Diversão
4 - Bom Dia, Boa Noite
5 - Em Casa e Na Cidade
6 - Da Cabeça aos Pés
7 - Aprendendo a Cumprimentar
8 - Descobrindo os Animais

Espero que ajude! Quem tiver alguma sugestão, será bem vinda!
Fiquem com Deus! 






sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

A Visita do Papai Noel

Ano passado, em uma das nossas tentativas de fazer Gabriel parar de chupar o dedo, simulamos um telefonema do Papai Noel o que já os deixou em êxtase.
Este ano, tínhamos que nos superar... E considerando a fase bem difícil que passamos com Gabriel por aqui, contratamos um Papai Noel para vir na nossa casa.
O dia escolhido foi hoje! E esta tarde ficará não apenas na memória deles, mas nas nossas, que pudemos experimentar toda a magia e encantamento que este personagem desperta neles.
Tudo foi muito bem encenado e planejado. Eu estava dando a aulinha deles quando escutamos um HO HO HO vindo do portão. Eles correram para a janela e congelaram ao contemplar aquela figura mágica adentrando na nossa casa.
Desceram as escadas quase voando e pararam na porta, sem conseguir sequer responder quais eram seus próprios nomes.
Passado o choque, o Papai Noel senta no nosso sofá e começa a conversar com eles como se fossem antigos conhecidos. Mencionou o telefonema do ano passado, as brigas deles, a visível melhora no comportamento de Gabriel, ressaltou a importância de obedecer os pais, de estudar, escovar os dentes, lavar as mãos... 
Em particular, pegou cada um no colo para ler a cartinhas que eles fizeram e que eu simulei ter colocado nos correios. Eles simplesmente não acreditavam naquilo que estava acontecendo! E, entre a incredulidade e a fantasia, logo começaram a conversar com o bom velhinho como se fossem velhos amigos.
Eu escrevo este post com lágrimas nos olhos, emocionada e ofuscada pelo brilho que os olhos deles irradiavam. Sophia não sabia se ficava com o Papai Noel, se corria para chamar as crianças da vizinhança... Foi a que ficou mais excitada e encantada com tudo. Não me resta dúvida que hoje tudo isto estará em seus sonhos!
Beatriz travou em meus braços. Com um de seus bracinhos me envolveu com uma chave que nem mesmo Van Damme tirava ela deles. Depois de algum tempo, aceitou que ele a desse um beijo e apertasse a mão, ficando a foto apenas com ela em meus braços.
Ele se despede e diz que seu trenó ficou estacionado na mata, onde suas renas comiam folhinhas. A mata fica a meio quarteirão de nossa casa e ele caminhou na direção dela enquanto eles, eufóricos, comentavam o ocorrido.
Com tudo já previamente combinado, o pai vai para a rua ver se ele realmente já se fora. E grita chamando a dupla para mostrar que o Papai Noel havia esquecido o seu gorro. Corremos em direção à mata para tentar entrega-lo. Mas ele já havia sumido... Como prova de que havia passado por lá, ficou uma de suas botas, o que os deixou ainda mais impressionados por imaginar que ele havia mesmo entrado pela mata e ido embora...
Eles voltaram encantados pela rua, um com o gorro, outro com a bota... Os sorrisos engolindo as orelhas, os olhos irradiando a luz que este encantamento emite... Momento único, lindo, inesquecível!
Sophia comenta: "Mas ele vai chegar na casa das outras crianças sem o gorro?" Eu digo que vou guardar para não sujar. Ela replica: "Se você encontrar com ele, você devolve, tá?"
Aceno que sim. Eles saem para contar a visita para os amiguinhos.
Eu sento para escrever enquanto Bia pinta com os lápis que o "Noiel" deu para ela...
Respiro, suspiro e sorrio... 
E finalizo com a certeza de que este ano o natal deles será mesmo inesquecível.







quarta-feira, 14 de dezembro de 2016

Sobre o Tempo, Fraldas e Xixis...

A maternidade, hoje em dia, parece ter um manual e qualquer criança que não se enquadre nele logo é rotulada ou, na pior das hipóteses, estudada e medicada.
Tenho três filhos, cada um mais diferente que o outro, e sempre respeitei demais o tempo de cada um, pouco me importando com as regras que infringi - e continuo infringindo.
Não, eu não espero outra coisa senão a reprovação de 99% das pessoas com as quais convivo quando o assunto é a educação deles, mas graças a Deus eu não tenho mais 17 anos, onde a aprovação das pessoas era algo vital para mim. Eu chamo isso maturidade, e me impressiona como hoje em dia 99% destas mesmas pessoas parece ter parado neste tempo!
Eu poderia discorrer linhas e mais linhas sobre a socialização, mas hoje eu vim falar de desfralde. Vim falar em como eu respeitei todas as mudanças que passamos por aqui com a chegada de cada um para, enfim, poder fazer novas transições.
Quando Gabriel nasceu Sophia ainda era uma bebê, tomava mamadeira, acordava mil e duzentas vezes à noite e houve momentos em que eu o amamentava em um peito e dava a mamadeira para ela deitada em minha perna. Não percebi nela os riscos do ciúme como o percebo hoje em Gabriel com relação a Beatriz, mas é lógico que ela regrediu em alguns pontos, só que sendo bebê, isso foi muito mais fácil de preencher e corrigir.
Quando Beatriz chegou, Gabriel estava perto de fazer três anos. Não, no início nenhum dos dois ligou para aquele pequeno ser que dormia muito e mal se mexia, com exceção das crises de cólica que ora os irritava pela impossibilidade de escutar a TV, ora partia seus pequeninos corações já riscados pelo amor.
Eu fui levando... E à medida que Bia se transformava em uma bebê encantadora, os comportamentos deles regrediram em determinados pontos como uma tentativa desesperada de ter a mesma atenção que a pequena indefesa tinha. 
Mas Gabriel apresentou uma alergia ao leite, e foi então que eu aproveitei para tirar a mamadeira deles. Sophia estava com 5 anos e ele com quatro, mas mantinham o hábito do leitinho morno ao acordar. Tudo transcorreu sem choros, apenas com uns poucos protestos...
Recentemente resolvemos retirar as fraldas. "Quando eles acordarem de fralda seca, este é o momento." Se eu fosse esperar por este momento, certamente teria que comprar fraldas geriátricas para eles! Temos, então, enfrentado noites bem difíceis, cheias de lençóis molhados e de idas ao banheiro carregando a duplinha. O dinheiro das fraldas foi revertido para o sabão, o amaciante e a energia e seguimos contabilizando 3, 4 noites de xixi com 1 seca à medida que eles se orientam e se acostumam.
Como tudo na maternidade, isso é uma fase! Assim como a mamadeira, o cocô na fralda, a chupeta ou o dedo na boca e diversas outras pelas quais já passamos com louvor ou não.
Sigo por aqui lavando muito lençol mijado, agradecendo ao inventor do protetor de colchão diariamente, mas aprendendo muito com eles que são a prova viva daquela passagem que diz: Há um tempo para tudo debaixo do céu!