quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Idiomas - Algumas Sugestões para o Estudo do Inglês

Por aqui, seguiremos no estudo do inglês este ano. Ainda não ensinamos nada escrito a eles, até o momento o estudo é apenas de memorização, aproveitando as idades para apresentar a eles o máximo de fonemas possíveis a fim de que possam repeti-los com perfeição quando oportuno.
Por aqui quem ensina esta disciplina é o pai  pois ele tem a pronúncia infinitamente melhor que a minha e é super exigente neste sentido fazendo-os repetir até a perfeição.
Para ensiná-los, utilizamos alguns materiais que o próprio pai criou e outros que fomos garimpando entre Livrarias e Sebos.
Ano passado eles trabalharam com as Listas que o pai deles fez. Estas listas nada mais são do que figuras extraídas da própria internet e organizadas por assunto, de forma que o conhecimento fique mais sedimentado. Começamos com uma lista com os animais.


Abaixo de cada figura é possível ver uma série de quadradinhos. Estes quadradinhos são preenchidos sempre que eles acertam o nome do animal. O trabalho começa com o pai lendo um a um e eles repetindo. Em seguida, eles dizem e marcam. Na aula seguinte, o processo é o mesmo e, dependendo do rendimento, avançam mais uma folha. Neste processo, terminaram 2016 com os 113 animais da lista na ponta da língua.
Além da lista com os animais, temos a lista com os alimentos em geral, sempre trabalhando com os grupos para um conhecimento mais organizado. Primeiro apresentamos os Grupos Alimentares, assim divididos:
1 - Cereais
2 - Hortaliças
3 - Frutas
4 - Leguminosas
5 - Leites e Derivados
6 - Carnes e Ovos
7 - Açucares e Doces
8 - Óleos e Gorduras
Para cada grupo foi criada uma lista que segue o mesmo esquema de estudo descrito anteriormente. Este ano, para o mês de Janeiro, a programação é revisar todo o conteúdo visto em 2016.
Além das listas, utilizamos alguns livros e Dicionários como estes que selecionei abaixo:

Este é da Editora Vale das Letras. Bastante ilustrado. As crianças adoram!

Dicionário Visual da DK. Excelente aquisição para quem deseja apresentar mais de um idioma ao mesmo tempo.
Este Livro é da Editora Usborne. É uma série que apresenta o idioma por assuntos. Achei muito interessante por que eles fizeram livros iguais para diversos idiomas. Aqui adquirimos o de Inglês e o de Francês, mas vi que eles possuem também espanhol.
Um exemplo das páginas dos livros de Inglês e Francês.
Este Flip Board compramos fora, mas acho que é bem possível ter algo semelhante por aqui (Para as mais habilidosas, acho bem simples de elaborar um). Nele é possível manipular as letras a fim de formar as palavras. Possui uma lista com várias palavras de três letras. 
Este é um Jogo da Memória em MDF. 
Além dos materiais e das aulas propriamente ditas, as próprias atividades do cotidiano aqui são utilizadas para o ensino de idiomas. Por exemplo, quando estamos em alguma refeição, aproveitamos para ensinar como dizer em inglês tudo o que está na mesa. 
E para finalizar, deixo também a indicação a coleção Magic English da Disney. São 8 DVD's para ensinar inglês de maneira bem divertida com jogos e músicas. Os DVD's são separados por temas também:
1 - Cores, Números e Músicas
2 - Maravilhas da Natureza
3 - Comida e Diversão
4 - Bom Dia, Boa Noite
5 - Em Casa e Na Cidade
6 - Da Cabeça aos Pés
7 - Aprendendo a Cumprimentar
8 - Descobrindo os Animais

Espero que ajude! Quem tiver alguma sugestão, será bem vinda!
Fiquem com Deus! 






Nenhum comentário:

Postar um comentário