sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Jogos e Materiais Educativos

Uma das nossas maiores dificuldades é encontrar material educativo com boa apresentação e que se encaixe na forma particular que acabamos por adotar para o ensino das crianças.
Pouco antes do Natal, o Professor Carlos Nadalim divulgou um vídeo com algumas sugestões de brinquedos e jogos. Eu confesso que quase ENLOUQUECI com tanta coisa boa. E minha "loucura" transformou-se em frustração quando, depois de rodar em quase todos as lojas possíveis, terminei sem encontrar quase nada. O trabalho é de garimpo mesmo, e hoje depois de uma peregrinação, acabei por encontrar coisas bem interessantes.
Vou repetir alguns dos que ele postou, acrescentar outros e fazer a minha avaliação de como as crianças reagiram a cada um.
Vou começar pelo Desafio das Cores:


Eu simplesmente AMEI este jogo! Ele possui cinco níveis de aplicação, trabalha coordenação motora, lógica e raciocínio. A indicação é para maiores de 3 anos, mas Beatriz, com 2 já manuseia com bastante habilidade os bastões, associando, inclusive, as cores. Sophia e Gabriel já completaram os dois primeiros níveis e estamos caminhando para cumprir o terceiro. Eu encontrei aqui em Recife na Tok Stok, mas o site de venda do produto pelo fabricante é o www.herggbrinquedos.com.br.
Outro brinquedo que o Professor Carlos Nadalim falou no vídeo foi a Torre Inteligente:


Este brinquedo trabalha a habilidade e a agilidade, estimulando também a coordenação motora e o reciocínio. Aqui em Recife eu encontrei em dois locais: no Atacadão dos Presentes e na Vila 7 Diversão Inteligente. Acredito que também seja possível encontrar pela internet com ferramentas simples como uma busca do Google. Recomendado para crianças maiores de 3 anos, mas já utilizo ele com Beatriz, que associa as cores e empilha os cilindros sem maiores dificuldades. Sophia já pegou o macete e consegue subir a torre em vários níveis.
Ainda prosseguindo nos brinquedos indicados pelo Professor, eis o Resposta Mágica:


Este brinquedo possui indicação a partir de 4 anos, mas a duplinha aqui achou ele muito fácil e disse que era para "criança pequenininha como Bia". Confesso que tenho que dar razão a eles mesmo, apesar de achar um pouco avançado avançado para a miúda. é um jogo bem interessante, que trabalha a lógica através de associações de figuras. A criança não precisa saber ler para jogar. Este eu encontrei também no Atacadão dos Presentes aqui em Recife.
Outro jogo indicado no vídeo é o Super Lince:

Este jogo é da Grow e encontrei na Ri Happy, mas tem em quase toda loja de brinquedo.
Com indicação para crianças a partir de 5 anos, este jogo é um sucesso por aqui já tem algum tempo, só que em outra versão, a da Disney. Apesar da indicação para 5 anos, eu já utilizava a versão da Disney há tempos com as crianças e elas já estavam praticamente decorando o tabuleiro. Excelente jogo para trabalhar a percepção. Na versão da foto acima temos a opção de trabalhar com um aplicativo gratuito e de fácil utilização. 

Versão da Disney, também da Grow.
Hoje, na minha peregrinação, encontrei este jogo:

A marca deste é Carlu.

O jogo vem com dois tabuleiros, 184 peças e dois dados com as cores das peças para que a criança vá jogando e distribuindo de maneira a preencher os tabuleiros com o mínimo de espaços vazios. Pode-se explorar conceitos de área e perímetro além de desenvolver a lógica. Temos aqui uma outra versão, que muitos chamam de Tetris. 


Este eu adquiri na loja Pikabuu, que possui uma série de brinquedos educativos interessantíssimos (www.pikabuu.com.br). Por aqui as crianças já montam e desmontam ele sem cerimônia.
Ainda no campo das formas, com possibilidade de explorar infinitamente a imaginação e a criatividade deles, temos também o Tangram:
Na internet é possível baixar uma centena de desenhos - muito similares a origamis - que as crianças terão que copiar utilizando as peças coloridas em MDF. As possibilidades alcançam o infinito.
Cubos Seriados é um jogo que trabalha a coordenação motora e a lógica, exigindo que a criança reproduza com exatidão as seqüências das diversas placas que compõem o jogo. É possível explorar também conceitos de cores formas. 


Exploramos também a questão da memória com jogos temáticos de forma a separar o conhecimento de maneira bem compartimentada. Eis alguns dos jogos que temos por aqui:





Por fim, a cereja do bolo:

Estes dois jogos são simplesmente ESPETACULARES!!! E com eles as crianças literalmente aprendem brincando. Na verdade estes jogos são um sistema de ensino alemão (https://verlage.westermanngruppe.de/luek/) que a Carimbras licenciou e adaptou. O Mini Criativo  Luk possui indicação para crianças acima de dois anos e o Criativo Luk para crianças a partir dos 3 anos. Com uma apresentação belíssima e um acabamento perfeito, logo percebe-se que não é algo de fabricação nacional. O preços também são bem salgados, diferentes daqueles praticados pela Amazon para as versões em inglês. Ambos possuem um estojo plástico e 3 livretos com as atividades a serem desenvolvidas. No Brasil, a Carimbras desenvolveu um site para venda de outros volumes dos livros que compõem os jogos, mas até o momento ainda não disponibilizou nenhum além dos três já vendidos juntamente com os demais itens dos jogos. O site é o www.criativoluk.com.br e parece que ainda está e construção. Por aqui ambos são um sucesso com as crianças! 

Estojo do Luk Criativo. Pode ser utilizado com diversos outros livros além dos três vendidos junto com ele.

Livros que acompanham o estojo. Atualmente os únicos disponíveis no idioma português. No site da Amazon é possível encontrar uma infinidade de possibilidades no idioma inglês. Na Amazon Alemã, outros milhares. 

Interior de um dos livros do Luk Criativo.
Estojo do Mini Criativo Luk.  Assim como o Criativo Luk, pode ser utilizado com outros livros além dos já vendidos em conjunto com ele.
Livros que acompanham o estojo do Mini Criativo Luk.
Interior de um dos livros do Mini Criativo Luk. 
Temos ainda outros materiais, mas vou deixar para um outro post pois este já ficou longo demais. Espero que tenham gostado!
Fiquem com Deus!





2 comentários: