sábado, 14 de janeiro de 2017

Artes

Este ano temos a intenção de introduzir a História da Arte nos estudos deles. Como optamos pela Educação Clássica, este estudo será feito de maneira interdisciplinar. Para isso, adquirimos alguns materiais que vou apresentar a seguir.
No post sobre o planejamento expliquei que todo o estudo terá como base dois livros: a Bíblia e Os Lusíadas. Partindo deles é que se dará a iniciação nas outras disciplinas, como História, Artes, Geografia, entre outras...
Como preparo para esta "abertura", iniciamos o estudo dos dias, meses e anos; da árvore genealógica para eles saberem o que são netos, bisnetos, tataranetos, etc (linguagem bem comum nas genealogias encontradas na Bíblia) e dos Algarísmos Romanos para que se situem nas linhas do tempo que confeccionamos e que utilizam esta numeração. 
Algumas fotos eu até já coloquei no Post do Planejamento, mas vou repetir por aqui para tentar deixar algo bem organizado para quem se interessar.
Considerando a nossa base, começo pela Bíblia Ilustrada da Editora Abril. Considero esta obra um tesouro! Além do texto completo das Escrituras, ela traz inúmeras ilustrações de pinturas que representam as passagens Bíblicas, contando, inclusive, com um um Índice Analítico das Ilustrações ao final de cada volume.


À partir do texto lido, pesquisaremos quais pintores retrataram a mesma cena e, neste aspecto, utilizaremos além da Bíblia alguns livros com as obras de cada Pintor, bem como as Linhas do Tempo elaboradas para situá-los na História (Até o momento, foram elaboradas quatro linhas: Mestres da Pintura, Mestres da Música, Santos da Igreja e As Viagens do Apóstolo Paulo). 





As imagens à seguir são de obras da Editora Taschen que, em termos de qualidade de impressão, está no topo da pirâmide. O livro possui detalhes impressionantes das obras! É como visitar um Museu sem sair de casa.






 Na parte de História da Arte, temos por aqui as seguintes obras:

História da Arte Para Crianças, de Lenita Miranda de Figueiredo
Excelente Obra da Editora Publifolha.
Este é para nós, antes de tudo... Para poder ensiná-los, precisamos primeiro aprender.

Este é bem abrangente. Trata de Pintura, Escultura, Arquitetura e Artes Decorativas. Uma excelente opção pois com uma só obra pode-se abrir o estudo de maneira bem abrangente. As ilustrações possuem uma boa diagramação. 

A Edições Usborne tem uma série que trata sobre Artes em livros com adesivos. Eu acho o preço bem salgado, mas deixo aqui alguns que adquirimos logo que começamos a pesquisar sobre o tema pois achei uma forma criativa de apresentar a eles as Obras. 




Ainda da Edições Usborne, encontramos este livro que conta a história de 35 artistas de maneira cronológica, o que ajuda na localização destes nas linhas do tempo da História. É interessante saber quem foi contemporâneo de quem, mesclando isso também com os grandes mestres da Música, de forma que o conhecimento seja vasto mas situado no tempo. 


Por fim, deixo estes, da Editora H.F. Ullmann, que em termos de impressão está disputando o topo da pirâmide com a Taschen.



É um longo caminho, e está longe de nós querer vencer tudo isto em apenas um ano. Isso é um programa para uma vida inteira de estudos. As obras ficarão como nossa maior herança para eles. 
Que Deus siga nos capacitando neste ofício divino de conduzi-los ao conhecimento.
Fiquem com Deus!






Um comentário:

  1. Amei! Obrigada pelas dicas. Deus, certamente, muito se alegra com iniciativa de vocês!

    ResponderExcluir