quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Uma Tarde no Museu!

Hoje foi o dia da tão esperada visita ao Instituto Ricardo Brennand para as crianças conhecerem o Museu de Armas. A visita estava inicialmente programada para a semana passada, mas com as viroses derrubando uma a um por aqui acabamos tendo que adiar.

Esta foto eu retirei do site do Instituto (www.institutoricardobrennand.org.br). Vale a pena dar uma acessada pois as fotos dão uma idéia da beleza do local.

Seguindo o nosso planejamento para a parte dos Lusíadas, a visita foi a melhor forma que encontramos para que eles vissem in loco as armas que já tinham visto na enciclopédia que compramos deste tema específico.







O Instituto situa-se no bairro da Várzea e funciona de terça a domingo das 13h às 17h. Os ingressos custam R$ 25,00 inteira e R$ 12,00 meia. Crianças até 7 anos não pagam.

Com uma área perto de 77.000 metros quadrados e cercado por um parque de aproximadamente 18.000 Hectares, O instituto possui Galeria, Pinacoteca, Biblioteca e o Museu de Armas. Está na lista de melhores museus da América do Sul e e do mundo, e é parada obrigatória para turistas que visitam a cidade.

Nossa visita hoje restringiu-se ao Castelo São João, o "Museu de Armas com mais de 3 mil peças entre armaduras, tapeçarias, quadros, artes decorativas, esculturas, mobiliário, além de uma diversidade de espadas, adagas e outros tipos de armarias".















As armaduras são um show à parte para as crianças. 



Cada um com sua moedinha para jogar na fonte...



Aqui Gabriel achou uma luva igual às mãos do Wolverine. 

Sophia na Versão Wolverine!



O Local impressiona não apenas pela beleza que salta aos olhos, mas também pela organização e limpeza, fazendo-nos esquecer momentaneamente que estamos no Brasil. A área externa é de tirar o fôlego, com uma grama verdinha, perfeitamente podada e esculturas por todos os lados -  as que eles mais gostaram foram as dos leões, há diversas delas no Instituto. Nestes espaços as crianças puderam correr um pouco, liberando essa energia deles que parece não ter fim. 





















As crianças gostaram muito, embora a nossa empolgação fosse infinitamente superior à delas. É uma visita tensa - pelo menos para mim - pois eu fico sempre achando que eles vão tropeçar, bater em algo, quebrar... Há cômodos bem pequenos onde eles ficam realmente bem próximos às armas, nada perigoso pelo risco das armas em si, mas pela quantidade de vidro e obras de valor que podem se quebrar ao menor vacilo. Como criança parece ver com as mãos, a frase "Não pode tocar!" torna-se quase um mantra. Mas sobrevivemos! E a visita valeu a pena! Só em terem contato com tanta coisa bela já é um refrigério para a alma. 

O Instituto possui também lanchonete e restaurante, o que ajuda para quem vai com crianças pois é possível fazer algumas paradas para eventuais descansos. Não foi o nosso caso, pois nós resumimos a visita apenas ao Museu de armas, vendo pouco ou quase nada das demais obras expostas. É um passeio que ficará para depois. 











O museu possui também algumas réplicas de esculturas, como o David, de Michelangelo e O Pensador, de Rodin.







Após a visita, nossa intenção, agora, é ver novamente o livro para que eles identifiquem algumas das armas que vimos lá. Durante a visita eles mesmos conseguiram identificar algumas das que tinham visto e a quem pertenciam. Não temos a intenção de formar dois conhecedores profundos de armas, mas pelo menos já sabem diferenciar espadas, adagas, facas... E conseguiram ver os tão sonhados arcos e flechas, uma das paixões deles neste assunto.


É isso. Sugiro, para quem se interessou, acessar a página do Instituto ou pesquisar no Google o nome dele. Há fotos de tirar o fôlego! 

Fiquem com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário