segunda-feira, 27 de junho de 2016

Leitura em Voz Alta

Não foi fácil criar uma rotina para a leitura em voz alta aqui...
Sempre tive consciência dos seus inúmeros benefícios, mas o meu cansaço e as dificuldades de atenção deles eram obstáculos quase intransponíveis para mim.
Quando iniciamos a rotina de estudos com assiduidade e disciplina, restou claro para mim que eu precisava me adaptar e vencer essas barreiras pois essa prática é fundamental no processo de alfabetização, além de uma excelente oportunidade de alimentá-los com histórias de muito conteúdo.
De início procurei livros com mais imagens. Seguindo as recomendações do curso do Professor Carlos Nadalim, fui aumentando as linhas e diminuindo as imagens até conseguirmos atravessar páginas inteiras sem nenhuma ilustração.
O caminho não foi curto. A diferença de idade entre eles é pequena, mas faz uma enorme diferença em suas capacidades de concentração. Assim, quase sempre era Gabriel quem me tirava do sério com sua desatenção. Lógico que a maior parcela de culpa pela minha irritação era o cansaço, resultado de infinitos despertares noturnos e de ter que levantar para trabalhar quando ainda é madrugada.
Eu nunca imaginei que conseguiria ter a concentração deles em textos bíblicos ou em estórias que não tratassem de seus personagens favoritos. Neste ponto, então, comecei lendo uma coleção de clássicos da Disney, cheia de personagens que eles adoravam. Foi a melhor forma que consegui de ter a atenção deles.
Como eles adoram previsibilidade, quase todas as noites eles pediam as mesma estórias, e neste aspecto fui bastante paciente, preciso me gabar, pois repeti tantas vezes que em muitas delas eles sabiam até a frase seguinte.
Quando percebi que eles já conseguiam ficar quietos escutando, parti para leituras de conteúdo, como pequenos clássicos, com versões super resumidas que foram, aos poucos, nos familiarizando com este novo tipo de leitura.
Em paralelo, trabalhei bastante o livro Ou Isto ou Aquilo, da Cecília Meireles, obra que pretendo retomar para que eles decorem por completo já que sempre me pediam os mesmos poemas todas as noites. Por conta desta preferência, alguns acabaram ficando no escanteio.
Ontem finalizamos O Livro dos Heróis, de William J. Bennet e hoje já iniciamos O Livro da Fé, do mesmo autor. Antes de ler a história principal, inicio sempre com a leitura do dia de um livro chamado Dia a Dia com os Anjinhos, um livro lindo, com estórias curtinhas mas cheias de ensinamentos. Eles adoram! Já sabem os nomes de todos os personagens.
O que percebi, desde que decidi que NADA impediria essa prática, fosse cansaço ou desatenção, foi que eles já anseiam por este momento quando os chamo para dormir. A importância desta prática, no nosso caso em particular, foi além do campo do aprendizado, pois tornou-se uma rotina que fortalece nossos laços, alimentando nossa cumplicidade e, consequentemente, nos abastecendo de amor.
Houve momentos em que pensei que não conseguiria, que bocejava a cada palavra que lia, que me irritava com a desatenção de Gabriel... Houve dias em que não li dando como justificativa o meu cansaço ou simplesmente dizendo que não estava com paciência mesmo. Mas certo dia me coloquei este propósito e permaneci firme nele, com ou sem sono, com ou sem paciência e venci. Hoje são raras as noites que não seguimos nossa rotina e os resultados desta insistência, posso dizer, são realmente fantásticos.
Foi fundamental, para mim, reconhecer a diferença de nível entre eles e respeitar, ainda que com muitas falhas, a desatenção de Gabriel. Aos poucos ele foi percebendo que aquele momento era especial, foi se interessando pelos livros e se concentrando nas leituras. 
No que diz respeito à mãe, esta prática trouxe mais um tracinho de paciência para a minha limitada cota e um caminhão de amor para meu coração. Para mim, além de uma pratica fundamental para a alfabetização deles, a leitura em voz alta foi mais uma etapa vencida em minha transformação como mãe homeschooler. Muito mais do que o desejo, o ingrediente fundamental para a implantação desta rotina foi a persistência. 


Coleção de Clássicos Infantis Todolivro. São 60  volumes com clássicos da literatura infantil.

Histórias da Bíblia. Um dos primeiros que lemos. 

Pequenas leituras para os 365 dias do ano.







Nenhum comentário:

Postar um comentário