terça-feira, 19 de julho de 2016

Apenas um Desabafo em Solidariedade

Quando começamos a cogitar a idéia de educar nossos filhos em casa eu comecei uma verdadeira busca na internet.
Paralelo a esta busca, eu mesma iniciei, muito precocemente, exercícios de estímulos com eles, coisas básicas como ensinar números, cores, letras, formas... Atividades bem comuns para bebês e crianças pequenas. Algo instintivo para ambos: pais e filhos.
O primeiro curso que fizemos foi o do Carlos Nadalim, que nos apresentou a família Abadie, que nos apresentou o Rafael Falcón... E aí, já entrelaçados, fomos descobrindo outras pessoas com trabalhos interessantes e importantes para nossa instrução e, consequentemente, para o ensino dos nossos filhos.
A internet tem muita coisa boa, se você souber como usar. Hoje, já não perco meu tempo tentando explicar o óbvio ou simplesmente entrando em discussões que NADA acrescentarão a mim ou à minha família. Meu tempo já é por demais limitado com coisas que não posso controlar. O pouco que me resta precisa ser aproveitado da melhor forma possível.
Mas há coisas que lemos e não nos controlamos, e por isso eu, hoje, resolvi sair do meu casulo e da minha sinfonia de silêncio para me manifestar.
Todos os cursos que fiz, eu paguei por eles. Uns mais caros que outros, outros bastante acessíveis. Mas TODOS, sem exceção - e falo inclusive por aqueles que ainda não concluí - valeram cada centavo pago, seja pelo conteúdo, seja pela partilha com pessoas que professam a mesma fé e que adotam o mesmo estilo de vida de educar os filhos em casa.
Você pode não acreditar, mas este caminho não é fácil de percorrer... Não apenas por que precisamos vencer nossas próprias dificuldades - o que, no meu caso, é o meu maior obstáculo -, mas por que muitas vezes estamos realmente sozinhos. Seja por que estamos indo contra a correnteza, seja por que, aos poucos vamos sendo segregados, voluntaria e involuntariamente, daqueles e por aqueles que nos cercam. Ontem, quando estava lendo O Mínimo, do Olavo de Carvalho, me vi ali, clara e nitidamente, naquelas palavras:
"Todo fenômeno de ascensão interior, sem exceção, começa sempre com um indivíduo isolado - e que, no curso de sua caminhada, é levado a isolar-se ainda mais da comunidade em busca da necessária condição de concentração espiritual -, e se completa com a irradiação de parte dos conhecimentos obtidos, de início numa discreta roda de companheiros ou discípulos investidos da mesma disposição para o isolamento e a concentração, em seguida em círculos cada vez maiores, até abranger comunidades, sociedades e civilizações inteiras."
Há pessoas que já estão nesta complexa tarefa de irradiar o conhecimento, fazendo isso da melhor maneira que podem e, de minha parte, estas pessoas SEMPRE terão meu apoio e minha solidariedade, isso sem contar a minha gratidão.
A internet é uma terra com legislação, mas sem lei. A educação que já é escassa no convívio, no ambiente virtual inexiste. Sobram doutores da verdade, pitaqueiros de plantão e fariseus de sepulcros caiados.
Vale, aqui, uma regra bem simples que costumo aplicar aos meus filhos: Não quer que façam com você, não faça com os outros. Meçam as palavras, silenciem as opiniões que nada agregam, guardem suas críticas se estas não forem construtivas. Se seu tempo está sobrando, vá fazer caridade, lavar uma roupa, limpar um banheiro... Aproveite e vomite suas frustrações trabalhando em algum projeto de futuro. Ninguém é obrigado a investir naquilo que não acredita. E isso é tão real que você, colega, que só faz criticar, permanece aí, em seu anonimato, ruminando frustração e tentando disseminar o desamor.
Sigamos na luta nossa de cada dia!
Finalizando, eis aqui a lista dos cursos que fiz e recomendo:

 - Como Educar Seus Filhos (Professor Carlos Nadalim)
 - Ensine Seus filhos a Gostar de Ler (Camila Abadie)
 - Homeschooling (Camila Abadie)
 - De Volta ao Lar (Camila Abadie)
 - Educação Literária da Criança (Rafael Falcón) - Ainda não concluí, mas recomendo mesmo assim.
 - Introdução à Formação do Imaginário (Francisco Escorsim) - Ainda não concluí, mas recomendo mesmo assim.
 - As Crianças e o Trivium (Rafael Falcón)

Para os que não podem comprar, há uma infinidade de palestras maravilhosas no YouTube. Eis apenas alguns exemplos:











Um comentário:

  1. Agradeço as indicações de cursos...acabei de chegar no blog e estou amando tudo. Obrigada, Waleska! Te acompanho lá no IG e vc me dá ânimo! Obrigada ;)

    ResponderExcluir