sexta-feira, 6 de maio de 2016

Trivium

O que é o Trivium?
É uma palavra latina que significa "Intersecção entre três vias".
Na educação clássica, é um método de ensino que estrutura o aprendizado em três vias: a gramática, a lógica (ou dialética) e a retórica.
No processo de aprendizado da criança, esta três vias se estruturam de maneira natural e simultânea, entretanto cada uma passa por "períodos de intenso desenvolvimento até que se emparelham e trabalham juntas em harmonia".
Em uma analogia com as Escrituras, estas etapas são traduzidas como Conhecimento (gramática), Entendimento (lógica) e Sabedoria (retórica), onde são desenvolvidas as habilidades de entender, raciocinar e comunicar respectivamente.
Estas habilidades foram gradativamente sendo desestimuladas, não raro eliminadas, com o advento da educação moderna. Considerando que o domínio destas habilidades torna a pessoa capaz de dominar qualquer matéria por conta própria, exterminá-lo é uma excelente - e maligna - maneira de limitar a inteligência, modelando e programando as nossas crianças para pensarem justamente da maneira que desejam.
À medida que avançamos no estudo do Trivium, para primeiro resgatar o que nos roubaram, percebemos que ainda podemos preencher estas lacunas a fim de transmitir aos nossos filhos este tipo de educação.
Olho para o Trivium como um barco que nos leva a navegar as águas do conhecimento sem noção de quão rasas ou profundas elas são. A despeito do tanto que nos molharemos, estamos sempre dispostos a mergulhar. A fé, neste ponto, é o cerne da questão, pois tudo parte do pressuposto de que estamos buscando o melhor para nós e, sobretudo, para eles.
Ouso dizer que nenhuma escola neste país aplica este método de ensino, por mais tradicional que se auto intitule. Por isso, pais que desejem dar aos filhos este tesouro de educação precisam avocar uma função que há tempos vem sendo usurpada: a de professores de seus próprios filhos! Esta decisão, entretanto, envolve muito mais que simplesmente desejo! É preciso, antes de tudo, estudar e aprender, dedicar tempo, abdicar de seus próprios interesses e, muitas vezes, reconhecer as próprias limitações, resetar o cérebro e recomeçar.
Por aqui, a cada dia um novo cristal de quebra... E a mente, a cada dia, vai se livrando de vícios, atitudes, comportamentos e pensamentos errônea e premeditadamente programados.
Eis mais um dos tesouros que a decisão de educar nossos filhos nos trouxe... Além de salvar-lhes a sanidade, preservando suas mentes e corações, estamos, também, salvando a nós mesmos! "Lembre-se: o ensino doméstico é para os pais. Ao ensinar seus filhos, você aprenderá tanto ou mais que eles e de um modo melhor, de uma maneira que você não aprendeu na escola".

Louvado seja o Senhor por isso!



2 comentários: