domingo, 1 de setembro de 2019

Homeschooling Católico - Resenha a Quatro Mãos


 A vida sempre irá nos apresentar escolhas mas, no nosso caso, estas escolhas mudaram completamente com a chegada dos nossos filhos.


 Alheios e contrários a todos que nos cercam, nossas escolhas para a educação deles começaram a ter um direcionamento quando decidimos que só depois dos seis anos é que iriam para a escola. Mas a providência divina foi nos conduzindo, e, de repente, tudo foi se esclarecendo e tomando rumo.


 À medida que fomos pesquisando sobre os processos educacionais e os métodos pedagógicos aplicados nas escolas convencionais, percebemos que aquele modelo não nos satisfazia pois, para além da formação acadêmica e intelectual, o aspecto que mais nos preocupava era a formação moral e religiosa. Com efeito, o ser humano é um todo indivisível e, portanto, a questão da educação não pode ser reduzida a um mero desenvolvimento das potências do intelecto, mas na formação integral da pessoa humana. Assim, quanto mais se fortalecia esta convicção nos nossos corações, mais distante ficava a possibilidade de colocarmos os nossos filhos nas escolas. A coisa ficou ainda mais difícil na medida em que fomos tomando conhecimento acerca de todo o aparelhamento ideológico que vem sendo implantado nas escolas - não só nas públicas mas também nas privadas - ao longo das últimas décadas, por meio do qual são aplicadas técnicas de indução de comportamento que visam à formação de um "novo homem", dotado de uma cosmovisão materialista e anti-cristã, hostil a tudo que possa representar algo da civilização ocidental. O Papa Bento XVI, num discurso proferido no Bundestag - Parlamento Alemão -, em 22/09/2011, alertou para o perigo que corre a nossa civilização. Nas palavras do Santo Padre,


               "A cultura da Europa nasceu do encontro entre Jerusalém, Atenas e Roma; do encontro entre a fé no Deus de Israel, a razão filosófica dos Gregos e o pensamento jurídico de Roma. Este tríplice encontro forma a identidade íntima da Europa. Na consciência da responsabilidade do homem diante de Deus e no reconhecimento da dignidade inviolável do homem, de cada homem, este encontro fixou critérios do direito, cuja defesa é nossa tarefa neste momento histórico."


 No fundo é isto que está em jogo, a saber, a tentativa de substituição de todo o legado cristão por uma cultura permeada por uma espécie de humanismo secular, desprovida de todo e qualquer germe de transcendência, que, ao inocular o seu pérfido veneno no fundo da consciência humana, promove o homem a artífice de si mesmo, princípio e fim de todas as coisas.


 Portanto, para nós, a decisão pelo Homeschooling nasce do sentimento, mais ainda, da convicção da necessidade de preservar a consciência dos nossos filhos dos ataques sistemáticos que eles sofreriam de forma brutal e covarde ao ingressarem no ambiente "laico" escolar. E assim aconteceu. Mergulhamos nos livros, fizemos cursos, pedimos ajuda, encontramos novos amigos - que não se cansam de nos socorrer -, e a coisa aconteceu; e um dos tesouros que caiu em nossas mãos foi o livro da Dra. Mary Kay Clark, Homeschooling Católico - Um guia para pais. O livro faz o caminho completo, apresentando o que é o Homeschooling Católico, o porquê de escolhê-lo e, finalmente, como fazê-lo. Conselhos riquíssimos não só para quem está iniciando neste caminho, mas inclusive para aqueles que já possuem suas certezas. De pronto, percebe-se que, mais que um simples guia ou manual prático para o desenvolvimento do Homeschooling, a obra nos inspira e nos conduz a uma profunda reflexão sobre a nossa fé. De fato, como bem assegura a autora, o Homeschooling é um estilo de vida, assim como também deve sê-lo a vivência da nossa fé católica. À medida que avançamos no conteúdo da obra, somos impulsionados a um vivência de fé mais profunda, de dimensão ontológica, que senta as suas raízes na genuína tradição e no grandioso magistério da Igreja.

 Aqueles que pretendem saber acerca da eficiência acadêmica do Homeschooling verão, já no prefácio do livro, de forma clara e didática, pelo menos oito motivos básicos que justificam a sua prática. O capítulo 3 apresenta uma compilação dos principais ensinamentos da Igreja sobre matrimônio e educação. Aqui o leitor terá clara noção da riqueza e profundidade de tais ensinamentos e verá que é no sacramento do matrimônio, cujo fim primário é a procriação e educação da prole, que se assenta, enquanto vocação primordial dos cônjuges, o direito-dever dos pais de educar aqueles que geraram. O Cânon 1136, do Código de Direito Canônico de 1983, declara que:


                "Os pais têm o dever gravíssimo e o direito primário de, na medida das suas forças, darem aos filhos educação tanto física, social, e cultural, como moral e religiosa."


 A autora também trata da importância da vivência de uma autêntica fé católica que ela chama de ​vida sacramental, e de como a recepção dos sacramentos instituídos por Cristo interfere no quotidiano da família homeschooler. Além da abordagem das questões afetas à fé católica, a obra discorre vastamente sobre os mais diversos temas relacionados ao dia a dia de quem vive o homeschooling, com abordagens que vão desde a disciplina na família e a administração doméstica, até problemas mais complexos como nos casos de famílias com pais ou mães ausentes e de crianças com necessidades especiais. Em relação à questão da socialização, tema recorrentemente abordado pelos recém chegados ao universo do Homeschooling, a abordagem da autora é simplesmente devastadora, fazendo com que, qualquer pessoa com o mínimo de discernimento moral e senso de proporções, sepulte, de uma vez por todas, qualquer sombra de dúvidas em relação a este suposto problema.
Ao fim e ao cabo, como bem dito acima, a força que nos move é o dever de proteção daqueles que geramos. A defesa que este livro faz sobre isso nos inspira e nos fortalece, a fim de que permaneçamos firmes neste propósito, exaltando os papéis de cada um nesse processo difícil, porém de suma importância, tão importante que o próprio “Santo Tomás não hesita em compará-lo ao ministério dos sacerdotes.”

 Homeschooling Católico é leitura fundamental para aqueles católicos que desejam exercer o direito-dever de educar os próprios filhos. É uma porta de entrada a um estilo de vida que está para muito além de uma formação intelectual, que nos impele a vencer os nossos dragões na aridez do nosso cotidiano, e que, apesar de todas as nossas limitações e fragilidades, nos reserva a esperança viva da salvação das nossas almas.

Aluísio e Waleska.

2 comentários: