terça-feira, 10 de julho de 2018

Sobre Desistir...



Um dos maiores obstáculos a vencer na Educação Domiciliar, a meu ver, é conseguir conviver quase diariamente com frustrações... É a criança que não está a fim de determinada atividade, ou a gente que acaba planejando algo que elas ainda não alcançam, ou já alcançaram e a tarefa ficou entediante...

Eu costumo ter sempre cartas na manga e não me intimido de mudar todo o planejamento do dia quando encontro qualquer destas resistências. E, acreditem, com o tempo a frustração passa a ser menos freqüente, a gente passa a planejar com mais precisão, a criatividade flui e encontramos boas freqüências para caminhar um tempo sem tanto cansaço.

Aos poucos eu me disciplino na ternura, em uma compreensão cada dia mais profunda de suas limitações, de seus jeitinhos únicos, ímpares de aprender. Hoje eu não consigo imaginar outra palavra melhor para definir isso tudo que não seja esta:  GRATIDÃO!

Eu cresço com eles dia a dia, experimentando este amor que me cura e me refaz, que me conduz por desertos mas, sobretudo, que me faz experimentar os mais deliciosos e tranqüilos oásis.
Sim, eu experimento o céu todos os dias! 

E, se em alguns dias eu penso em parar ou desistir, se em alguns dias as razões para desistir pesam mais, eu olho para aquela única que eu preciso para seguir: o amor!

E então sigo... 

Waleska Montenegro.

Um comentário:

  1. Lendo esse texto, fiquei a pensar como aprendemos com as crianças. Elas nos ensinam que todas as certezas que tínhamos não eram tão concretas assim. Há verdades muito mais alicerçadas que uma criança pode nos mostrar com sua inocência. E mais, como existe em nossos filhos muito de nós pais, muitas vezes coisas que temos que mudar e melhorar. Melhorar com amor e por amor.

    ResponderExcluir