quarta-feira, 19 de julho de 2017

Nós e a Educação Domiciliar

Algumas pessoas constantemente me pedem para escrever sobre a nossa decisão pela Educação Domiciliar. Eu, sinceramente, acho que já escrevi sobre isto no Instagram, mas como eu não vou ficar procurando em 4.081 publicações, resolvi fazer uma postagem aqui no Blog mais completa e mais atual.

Há uns quatro anos eu achava que Homeschooling só existisse nos Estados Unidos. JAMAIS pensei em praticar isso com nossos filhos, muito pelo contrário, sonhava com o dia em que os levaria pela primeira vez para a escola, imaginava a festa do ABC... Mas o que era um sonho foi virando um incômodo, o incômodo virou uma preocupação, a preocupação se transformou em medo e o medo foi a mola propulsora para a coragem.

Sempre foi consenso que tardaríamos o máximo a ida dos nossos filhos para a escola. É importante destacar aqui que essa postergação só foi possível por que Deus colocou dois anjos em nossas vidas que cuidavam deles enquanto nós trabalhávamos. Para quem não sabe, moramos longe de nossos familiares então ou arranjávamos alguém para cuidar deles ou eles teriam que ir para algum berçário. Esta última opção, inicialmente, me causou pânico, pois, aos 4 meses, quando encontramos uma pessoa para ficar com Sophia, eu a descartei com dois dias e fiquei sem chão. Mas Deus providenciou tudo de maneira perfeita e logo em seguida encontramos nosso primeiro anjo: Luíza.

Quando Sophia estava com 1 ano e 5 meses nasceu Gabriel. Quando ele estava com 3 meses, Deus nos enviou Verinha, nosso segundo anjo. Com a equipe pronta, tudo estava perfeitamente desenhado para que eles só fossem para a escola aos seis.

Quando Gabriel estava com 3 meses nós nos mudamos. Saímos do Recife para uma região com condomínios horizontais. Saímos de uma gaiola para uma casa com quintal e essa mudança já causou um impacto bem positivo em nossas vidas.

As crianças brincavam no jardim, tomavam banho de sol, comiam frutas tiradas do pé... Mas como tudo tem dois lados, eu comecei a sofrer com a distância ( 35 km para o meu trabalho) e o cansaço e a saudade começaram a pesar no meu dia a dia...

Então eu engravidei de Beatriz... Até então nada de Homeschooling, nada de atividades formais com as crianças. Eu os estimulava apenas com as brincadeiras, com leituras sem tanta freqüência, com jogos de encaixe, ensinando cores, letras, formas... 

Quando Beatriz nasceu, Sophia estava com quatro anos recém completados e Gabriel prestes a fazer três. O prazo dos seis anos aproximava-se e a minha inquietação começou a ficar maior.

Certo dia, quando conversava com meu esposo sobre possíveis escolas - com o meu coração apertado -, ele falou sobre a possibilidade de nós alfabetizarmos eles em casa. O Professor Olavo havia mencionado o curso do Professor Carlos Nadalim e ele se interessou. Conversamos, compramos o curso e enquanto eu estava de licença maternidade, fui fazendo e começando a aplicar com as crianças.

À medida que eu avançava no curso, recuava na decisão de matriculá-los em uma escola. Certo dia, o Professor Carlos Nadalim mencionou um curso on line ministrado pela Camila Abadie. Em seguida, ela criou um sobre Homeschooling, que eu também fiz. Através da Camila, encontramos o Rafael Falcon, que nos apresentou o Francisco Escorsim... Enfim, uma coisa foi levando à outra e, certo dia, já próximo do meu retorno ao trabalho, meu esposo decide optar pelo Home Office e assumir a empreitada com eles. 

Meu retorno ao trabalho foi difícil. A esta altura eu já estava cogitando pedir uma licença sem vencimentos para ficar em casa com as crianças. Pedi muito a Deus que me ajudasse a conseguir ficar em Home Office também e uns seis meses após o meu retorno, Ele atendeu as minhas preces.

Comigo em casa tudo mudou... O meu astral mudou, as crianças mudaram, a nossa rotina mudou!

Aos poucos fomos nos adaptando e construindo a nossa rotina de estudos, mas ouso dizer que a Conferência que ocorreu no Rio em 2016 foi um marco em nossa decisão pois foi justamente depois dela que escolhemos seguir pelos caminhos da Educação Clássica.

Hoje, quase dois anos depois da nossa decisão, percebo quão certa e transformadora ela foi... Não, não foi fácil decidir, tão pouco o é permanecer, mas o caminho é extremamente gratificante e, sobretudo, santificador.

Quando começamos, eu sequer sabia COMO começar, para onde ir, o que fazer... E foi difícil encontrar material, acho que por isso tento divulgar o máximo que posso de nossa caminhada. Mas posso dizer, hoje com uma certa propriedade, que o COMO vem, que a direção aparece e que a capacidade surge, por que como diz um velho ditado: "Deus não chama os capacitados, Ele capacita os escolhidos!"

É assim que eu olho para esse meu chamado: como uma missão! Uma missão nobre, povoada de renúncias, uma missão que deu significado à minha existência, que remodelou minha vida e meu coração a tal ponto... Que hoje eu sou capaz de desistir de TUDO, menos dela!

Fiquem com Deus!









15 comentários:

  1. Que lindo testemunho de amor e dedicação!! Que Deus abençoe essa linda família! Vcs inspiram!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada por compartilhar sua história, estamos por aqui com o mesmo sentimento. Incomodados com a escola! Obrigada tb por seu trabalho de divulgação de material, me inspiro! Um beijo.

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo! E, apesar de estarmos longe e com situações diversas, partilho e entendo bem esse sentimento que descrevestes acerca da chegada da idade escolar. É exatamente o que senti. E as forças contra o medo e todo resto do mundo, certamente, vieram de Deus. É exatamente como escrevestes, Deus não chama os capacitados, Ele capacita os escolhidos! Nós, oficialmente iniciamos neste ano, mas antes sem saber já praticávamos a educação domiciliar. Agradeço a Deus por partilhar de sua experiência, dificuldade e persistência... isso nos ajuda também. Não perco suas dicas! Partilho do mesmo sentimento em relação ao homeschool e desse amor tão grande e destemido em prol de nossos filhos. Que o Senhor continue a lhes abençoar muito! Me identifiquei muito contigo. Ah, e espero a resenha da Charlotte, brincadeira, mas, espero sim. Contem com minhas orações. Patrícia

    ResponderExcluir
  4. Obrigada por compartilhar sua vivência. Deus os fortaleça e abençoe!

    ResponderExcluir
  5. Emocionante! E Real! Estou no mesmo trabalho que você aqui em casa. Sei o bem que nos traz a nossa família!

    ResponderExcluir
  6. adorei sua historia. obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  7. Obrigada por compartilhar! Lendo seu testemunho, parecia que ouvia um pouco da minha caminhada. Tudo surgiu aqui em casa numa sequência semelhante: Olavo de Carvalho- Carlos Nadalin -Camila Abadie - Rafael Falcon= Homeschool

    ResponderExcluir
  8. Oii Waleska! Que legal o percurso de vocês! Você e seu esposo ainda fazem home office?

    ResponderExcluir
  9. Quanto mais leio os textos do seu blog, mais tenho certeza que és uma bênção. Deus continue lhe guiando.

    ResponderExcluir
  10. parbéns pelo artigo desse blog, vou indicar para todos no colégio objetivo zona norte SP, conteúdo muito bom

    ResponderExcluir