sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Caleb Gattegno e a Escala Cuisenaire.

Como promessa é dívida, aqui vou eu tentar transcrever para um post a minha atual saga pela matemática "manipulativa".

Como já é sabido por quem nos acompanha, tenho travado algumas batalhas com Gabriel e as suas atividades diárias do Kumon.

Quando descobri o Miquon, uma luz se acendeu em mim e vi, ali, uma excelente oportunidade para conduzi-lo aos números sem tanto sofrimento, e sendo bem mais ousada, com um certo prazer.

 Eu fiz um post falando só sobre o Miquon (Aqui) por isso não vou me extender sobre ele. Hoje eu vou falar um pouquinho da minha saga com o Caleb Gattegno. 



Eu o conheci através do perfil @playdiscoverlearn lá no instagram, onde ela oferece, em um link disponível na descrição do perfil, um curso gratuito de 12 semanas que ela chama de 12 Week Early Math Discovery Course, assim dividido:

Week 1 - Free Play
Week 2 - Size of the Rods
Week 3 - Blind Find
Week 4 - Building Trains
Week 5 - Comparing Trains
Week 6 - Exploring Stauircases
Week 7 - Comparing Staircases
Week 8 - Exploring Paths
Week 9 - Comparing Paths
Week 10 - The Rod Race
Week 11 - Lock ans Key Subtraction
Week 12 - Missing Chicks Complements

Para ter acesso ao curso, basta inscrever-se no site (Aqui). Foi através deste curso que eu tive acesso aos materiais que ela vende, pois ela os utiliza para apresentar as atividades do curso. Assim, já conhecendo o material, eu pude comprar a apostila no site do Teachers Pay Teachers (Aqui) sem receio de conteúdo. Neste pacote que eu comprei veio esta apostila acima, os cartões em duas versões (preto e branco e colorido) e 5 jogos interativos. Além desta apostila, comprei também esta logo abaixo para praticar os exercícios (Aqui).


A junção do Miquon com a apostila do Gattegno está me ajudando a encontrar o caminho para seguir com Gabriel - e também com Sophia - mas, sobretudo, está também me guiando por um caminho de aprendizado muito mais gentil, espontâneo e, por conseguinte, muito mais duradouro e eficaz.

A verdade é que esta maratona não está sendo apenas para encontrar uma forma de ensinar a matemática... É um caminho de transformação que passa, primeiramente, por mim, que preciso aprender para ensinar.

É um caminho ainda muito novo, mas que tem me trazido uma certa calma ao ver que eu posso sim transformar a visão dele sobre o assunto e, assim, tornar aquele momento algo divertido. Fugindo dos padrões, das regras, criando as nossas próprias, encontrando brechas no próprio cotidiano para tornar o aprendizado tangível.

Eu comprei no site da amazon.com dois dos livros dele, mas é possível acessar o conteúdo deles, virtualmente, através do site Issuu (Aqui). Eu estou lendo por lá o Arithmetic - A Teachers Introduction to the Cuisenaire-Gattegno Methods os Teaching Arithmetic. Vale a pena ler! Este, inclusive, eu não encontrei para venda em nenhum lugar, nem mesmo no site Educational Solutions (Aqui) que é um dos sites onde estão disponíveis os livros do Caleb Gattegno para venda (não sei se eles enviam para o Brasil, mas a Amazon envia).

Enfim, seja em arquivos digitais, seja nos livros impressos, a informação está acessível a todos. Infelizmente, quanto mais me aprofundo nos diversos temas que me proponho estudar, mais vejo como estamos distantes de uma educação realmente consistente. Assim, sigo correndo contra o tempo, me reeducando para conseguir educá-los, andando apenas mais um pouco à frente deles. O caminho é longo, mas saber que saí do ponto de partida já me consola. 

Espero que as informações ajudem.

Fiquem com Deus.

Waleska Montenegro.







6 comentários:

  1. Ajudou muito Waleska! Obrigada pela sua generosidade, e com certeza vou buscar os materiais! Deus lhe pague ❤

    ResponderExcluir
  2. Hi Waleska, thanks for posting about Hands-On Learning with Gattegno. I do hope it helps you. Just like you, I find myself just a few steps ahead of my children. I don't know how old your children are, but, if you work with Gattegno, what you will discover is that while it seems slow in the very beginning, you are laying a very strong foundation and the need to teach, reteach, test, and quiz will not be there. The time you save is enormous. Gattegno has not just changed our homeschool but how I parent and how I live. Best wishes. We would love to have you join us in the Facebook Group here: https://www.facebook.com/groups/arithmophobianomore

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. I'm so in love with your website!!! And also with Gattegno's math! Thank you very much!!!

      Excluir
  3. You are welcome! I hope to see this way of thinking about teaching math and education move into the homeschool community. Glad you are blogging about it, I'll be checking back to see how you are doing!

    ResponderExcluir