segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Planejamento 2018 - Sophia e Gabriel.



Depois das férias e de uma rápida avaliação do planejamento do ano passado, seguimos por aqui avançando no planejamento para este ano.

Considerando os resultados alcançados com as crianças, daremos mais uns passos tentando, ao máximo, seguir a linha da Educação Clássica.

Este ano, teremos como base as cinco primeiras Estâncias do Canto I, ou seja, aprofundaremos os estudos das outras disciplinas nas Estâncias 1 a 3 (vistas no ano passado) avançando até a Estância 5 e ramificando para as outras disciplinas com base no texto original.

Assim, preparei inicialmente uma revisão de todo o conteúdo visto ano passado, que deverá ser concluída até meados de fevereiro, quando, então, abriremos para novos conteúdos.

As revisões estão sendo elaboradas e ficarão disponíveis em uma pasta pública no meu Google Drive (Aqui). Até a presente data, finalizamos as Estâncias 1 e 2.

Para este ano, separamos mais ou menos assim:

1- Memorização

Com relação ao texto original, finalizar o ano com as cinco primeiras Estâncias do Canto I memorizadas (eles já memorizaram as três primeiras no ano passado). 

2 - Português:

Prosseguiremos nas regras de separação de sílabas gramaticais utilizando, para isso, palavras do próprio texto. Por exemplo: Escolhemos a palavra Assinalados e e trabalhamos a regra para palavras escritas com "SS", e assim por diante;

Trabalharemos na identificação dos Verbos e Substantivos sem detalhar as classificações, apenas para que saibam o que é um e outro;

Exercícios de Caligrafia, Cópia e Ditado com o texto original;

Iniciar o estudo da Prosódia (Contagem de sílabas gramaticais e poéticas).

3 - Matemática:

Números Ordinais e Cardinais;

Algarísmos Romanos;

Adição e Subtração;

Introdução à Multiplicação;

Sólidos Geométricos;

Medidas de Comprimento e Peso;

4 - Geografia:

Os Continentes e seus países;

Mares e Oceanos;

Acidentes Geográficos;

Relevos.

5 - História:

Embarcações;

As conquistas de Alexandre;

O Império Romano (Aqui está a brecha para a Introdução do estudo do Cristianismo);

O Império Grego.

Há previsão de iniciar alguma coisa sobre o Egito quando, no estudo do Império Romano, citarmos Cleópatra.

6 - Mitologia Greco-Romana

Seguiremos no estudo da Ilíada, da Odisséia e na leitura do livro Antígona;

Deuses  e Mitos Gregos;

Deuses e Mitos Romanos;

7 - Ciências:

O Sistema Solar;

Classificação Taxonômica dos Seres Vivos;

8 - Artes:

Pinturas e Esculturas. Neste ponto, em particular, gostaria de destacar que, considerando a brecha que se abrirá para a introdução do Cristianismo, utilizaremos MUITO a Bíblia Ilustrada que temos para apresentar as obras representativas das passagens que estudaremos com memorização do ano, do pintor e a sua respectiva localização na Linha do Tempo.

9 - Música:

Estudo dos Mestres da Música contemporâneos aos artistas cujas obras de arte estudaremos.

10 - Idiomas:

Latim - Todo o estudo do Latim está sendo feito tendo por base nas orações. Inicialmente, o trabalho é de memorização, caligrafia e cópia.

Inglês - Ainda não encontramos o ritmo, mas considerando alguns projetos que temos em mente, o inglês precisará ser estudado com maior freqüência.

Além do estudo dos Lusíadas, seguiremos na leitura da Bíblia, aproveitando a brecha que se abrirá para estudar o Cristianismo e suas origens quando formos estudar o Império Romano.

Não é um conteúdo engessado, é apenas a nossa matriz, considerando que destrincharemos mês a mês o que será visto em tempo oportuno.

No momento, estamos na revisão do conteúdo dos Lusíadas que vimos no ano passado, mas já iniciamos a leitura das Estâncias 4 e 5 e retomamos a leitura da Bíblia.

É isso.

Fiquem com Deus.

Waleska Montenegro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário