sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Formação Intelectual e Educação Classica - Livros




Aos poucos vamos caminhando na linha da Educação Clássica e saindo de nossa ignorância crônica. 
Eu sabia que, ao escolher este caminho, eu teria muito mais trabalho, sobretudo para vencer meu completo analfabetismo em matérias como História e Geografia. Tenho sofrido, mas tem valido a pena.

Quem escolhe o caminho do saber precisa ter em mente que não há dia para estudar pois estudar não é obrigação, é prazer, desejo... Por isso, aqui em casa, sempre fazemos algo mesmo nos finais de semana, seja uma leitura, uma pintura ou algum exercício que elaboro com o fim de estimular, neles, esse prazer que já existe em mim.

É que, por aqui, já superamos a idéia errônea de que estudamos com o fim de alcançar um ofício. Aqui, estudamos para elevar a alma, para nutri-la de valores que nos ajudarão a caminhar pela vida, para adquirir cultura  e desenvolver o espírito. Estamos longe de padrões, notas e gabaritos, graças ao bom Deus.

Como postei no Instagram, este ano eu fiz meu plano de leitura querendo me aprofundar mais no estudo da Educação Clássica. Adquiri alguns livros, separei outros que estavam rompendo anos na lista de espera, outros que eu havia começado e parado...  Enfim, resolvi realmente mergulhar neste universo a fim de poder trazê-lo, o mais próximo do original possível, para dentro da nossa casa.
Neste post, vou listar alguns dos livros que conhecemos sobre o assunto. Alguns nós já lemos, outros serão lidos este ano e outros ficarão para o próximo... Lembro que NÃO é uma lista de RECOMENDAÇÕES, já que alguns nós nem lemos ainda, é uma lista do que temos aqui com alguma descrição daqueles que já lemos.

Algumas obras não possuem tradução, o que torna a leitura mais lenta, mas são livros bastante recomendados, por pessoas que realmente sabem do que estão falando e, por isso, são leitura obrigatória por aqui e uma excelente forma de aprender e/ou aprofundar no idioma.

Mas vamos ao que interessa!

1 - Homeschooling Católico - Mary Kay Clark


Lançado pela Editora Concreta e tendo como coordenadora do projeto Camila Abadie, o livro é um verdadeiro TESOURO para quem está começando no Ensino Domiciliar. Foi uma leitura fundamental para compreendermos a importância do nosso papel na educação de nossos filhos e, mais, no dever de proteger a nossa fé para que eles jamais se desviem do caminho de Deus. O livro é uma porta de entrada para um estilo de vida que ultrapassa a fronteira da formação intelectual pois nos alimenta com a certeza de que, ao vencer as limitações e dificuldades deste caminho, estamos, paulatinamente, construindo a escada que nos conduzirá à salvação.




2 - Teaching The Trivium - Harvey e Laurie Bluedorn 

Outro livro ESPETACULAR!!! Aqui temos o original, em inglês, por onde estou seguindo a leitura depois de ter lido o primeiro volume traduzido lançado pela Editora Monergismo (Compre AQUI e AQUI). Neste livro, além da abordagem cristã, os autores falam também da Educação Clássica. Este livro me ajudou (e tem ajudado) muito a compreender o Trivium já que eu não consegui seguir na leitura do Trivium da Irmã Miriam Joseph. 




3 - O Que Fazer do Seu Filho - Monsenhor Álvaro Negromonte

Nesta obra, Monsenhor Álvaro Negromonte fala da forma mais clara possível como deve ser a formação intelectual de nossos filhos. Uma leitura clara, simples e objetiva que mostra que a verdadeira formação envolve a educação física, intelectual, e moral. Em síntese: "Cuidar do corpo para servir à alma; cuidar da inteligência para servir à vontade; cuidar da vontade para servir a Deus."



4 - The Well Trained Mind - Susan Wise Bauer

Um clássico para quem deseja seguir o caminho da Educação Clássica Domiciliar. Já li alguns capítulos escolhidos por assunto, mas este ano vou ler desde o começo e na seqüência. Além das inúmeras recomendações de quem já leu e entende do assunto, o pouco que li me fez entender porque é tão bem recomendado.



5 - Como Educar a Sua Mente - Susan Wise Bauer (Compre AQUI)

Da mesma autora do The Well Trained Mind. Ainda não lemos por aqui, mas a autoria já impõe respeito. 



6 - A Vida Intelectual - A. D. Sertillanges (Compre AQUI)

Um livro daqueles que esvazia um conjunto de marcadores! Comecei há algum tempo e estava bem avançada na leitura quando algum outro livro mais urgente passou à frente. Vou recomeçar desde o início, meditando cada página, como deve ser feito. Um livro que alimenta o espírito e eleva a alma!



7 - Como Ler Livros - Mortimer Adler e Charles Van Doren (Compre AQUI)

Considerando meu nível de analfabetismo, este livro será uma excelente ferramenta para descascar as escamas da ignorância que tapam meus olhos. Por aqui o marido já leu e, considerando o tanto de marcações que ele fez, acho que terminarei o livro com ele copiado quase por completo em meu caderno de anotações. 



8 - A Arte da Leitura - Mortimer Adler e Charles Van Doren (Compre AQUI)

Um livro que me mostrou de forma clara e assustadora como sou ignorante! Este livro traz uma série de 13 diálogos onde os autores falam, com a maior naturalidade possível, sobre livros que eu já deveria ter lido há no mínimo 20 anos e sobre outros tantos que eu nunca sequer ouvi falar.



9 - O Trivium - Irmã Míriam Joseph (Compre AQUI)

Comecei mas não consegui acompanhar a leitura e, por isso, adiei o projeto. Não será ainda este ano, mas ao folhear para fazer este post fiquei um pouco mais feliz ao constatar que, pelo menos, não me soa completamente estranho ler sobre Artes Liberais. Ainda preciso comer muita farinha, mas o dia dele vai chegar!



10 - O Quadrivium - Organizado por John Martineau (Compre AQUI)

Aplica-se a este o mesmo comentário do Trivium.



11 - Catecismo da Educação - Abade René Bethléem (Compre AQUI)

Obra riquíssima, um verdadeiro tesouro! São várias páginas de profundos ensinamentos e conselhos para educadores e educandos. Ultrapassa a barreira da educação como conceito apenas intelectual pois, assim como Monsenhor Álvaro Negromonte, divide a educação em física, intelectual e moral. 



12 - Como Falar, Como Ouvir - Mortimer J. Adler (Compre AQUI)

Livro comprado apenas pelo peso do autor. Ninguém aqui em casa leu ainda mas, a considerar TUDO o que já lemos de Mortimer Adler, não tem como esperar pouco de uma obra dele.



13 - Charlotte Mason Companion - Karen Andreola

Deixei-o por último porque ler este livro está sendo uma experiência riquíssima para mim. Por ser em inglês, leio bem devagar, meditando cada palavra para tentar alcançar o melhor sentido que ela tenta exprimir. Conhecer Charlotte Mason através deste livro tem sido transformador! Espero um dia conseguir alcançar o patamar da gentileza e da delicadeza no ensinar. Este livro tem me acompanhado há alguns meses, e assim seguirá, sempre em paralelo com alguma outra leitura, até que eu o termine. O tipo de livro que você deseja terminar mas que enrola para não ter saudades quando chegar ao fim. 



Além destes, ainda temos por aqui o Trivium Clássico e o Considerações sobre a Educação Seguidas de Pedagogia Infantil, mas sobre estes nada tenho a dizer pois nem eu nem o marido lemos. Compramos pelas referências e pelos temas que, afinal, são de nosso interesse.





Enfim, o caminho é longo, mas o prazer está em cada etapa dele. Espero que esta pequena lista ajude quem, como nós, está no comecinho dele.

Que o Senhor nos abençoe e capacite!

Waleska Montenegro. 




Um comentário:

  1. Olá Walesca,
    Acabei de conhecer o seu blog e vi muitas compatibilidades com as minhas preocupações. Também já tenho parte dos livros que sugeriu. Ao mesmo tempo estou fazendo catequese. Ainda não tenho filhos, mas ja estou me preparando para a educacão que darei a eles, e sua experiência enriquece a minha caminhada.
    Obrigada por compartilhar!
    Que Ďeus te abencõe!

    ResponderExcluir